sábado, 22 de junho de 2013

Os Ensinamentos de Yeshua e Hillel - Semelhanças




Os Ensinamentos de Yeshua e Hillel - Semelhanças

Introdução:

Muitas pessoas se surpreendem quando dizemos que o Messias Yeshua usou muitas frases dos ensinamentos de um grande Rabbi chamado Hillel que viveu num período antes de Yeshua, mas o que estas pessoas não sabem é que era muito comum naquela época os estudantes das Escrituras usarem ensinamentos e escritos dos sábios do passado, e com Yeshua não foi diferente visto que, ele frequentou as escolas dos rabbis de sua época.

Abaixo temos um apanhado de frases e citações ditas por Yeshua mas que foram ensinadas pelo Rabbi Hillel, que por sua vez foi avô de Gamaliel, professor do apóstolo Shaul(paulo). Em certas ocasião Yeshua cita a frase inteira, sem ao menos diferenciar um pouco.

Yeshua disse:
Hilel dizia:
“Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia”
“Aquele que é misericordioso para com os outros receberá misericórdia do Céu”
“Porque eu vos digo: até que o céu e a terra passem, nenhum yod ou traço jamais passará da Torah (a respeito das profecias que deveriam cumprir-se), não até que todas as coisas que precisam acontecer tenham ocorrido”
“Nenhuma letra da Torah jamais será abolida”
“Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança fora de ti”
“Se o teu olho direito te ofende, arranca-o e corta fora”
“Não julgueis para não serdes julgado, pois, com a medida com que julgares, sereis julgado também, e com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”
“A mesma medida com que um homem mede, eles usarão para medi-lo em retorno”

“Porque vês o cisco no olho de teu irmão, e não reparas a trave que está no teu próprio olho”
“Eles falam: 'Remova o cisco de teu olho', e ele retrucará: 'Remova a trave que está em seu próprio olho”
“Tudo, quanto pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós a eles, porque esta é a Torah e os Profetas”
“Não faça aos outros o que não deseja que façam a você, esta é toda a Torah, o restante é comentário, vai e pratica isto”
“Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes meus pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado nas profundezas do mar”
“Com tamanha pedra amarada ao pescoço, como poderá ele ocupar-se de estudar a Torah”

“Estava nu e me vestistes, enfermo e me visitastes, preso e foste ver-me"
“Adonai Eterno é descrito vestindo os nus (Adão e Eva - Gên. 3:21), visitando os doentes (Abraão - Gên. 18:1), confortando os enlutados( Isaque - Gên. 24:63) e sepultando os mortos (Moisés - Deut. 34:5 e 6)”
“O Shabat foi feito por causa do homem e não o homem por causa do Shabat”
“O Shabat foi feito em prol do homem e não o homem por causa do Shabat”
“Bendizei aos que vos maldizem e orai pelos que vos maltratam”
“Se alguém busca em te fazer o mal, farás bem em orar por ele”
Matit’yahu 5:7, 18, 29; 7:1 e 2, 3, 12; 18:6; 25:36, Marcos 2:27, Lucas 6:28.
Talmud Bavli Shabat 158b; Talmud Shemot Raba 6.1; Talmud Bavli Nidah 13b; Talmud Sotah 8b – midah keneged midah; Talmud Bavli Baba Bathra 15b; Talmud Bavli Shabat 31a; Talmud Bavli Kidushin 29b; Talmud Sotah 14a; Talmud Bavli Yoma 85b; Talmud Bavli Shabat 158c.

Haredim em Israel

Observação: 

Esta próxima citação de Yeshua é muito semelhante a de um outro Rabi chamado Shamai, contemporâneo e opositor de Hilel. Yeshua concorda com Shamai no caso do divórcio.
Yeshua: "Eu porém, vos digo: Qualquer que repudiar sua mulher, exceto no caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera" (Mateus 5:32).
Shamai: "Vocês só deverão dar carta de divórcio se vossas mulheres cometerem adultério" (Talmud Bavli em Mishinah Gittin 9:10).



Autor: Caio Rodrigues



1 comentários: