segunda-feira, 24 de junho de 2013

TODA A VERDADE SOBRE O DÍZIMO


TODA A VERDADE SOBRE O DÍZIMO COBRADO NO MUNDO CRISTÃO

Introdução:

O mundo cristão se APROPRIOU de uma Mitzvá ordenada pelo Eterno em sua Torah, cuja aplicabilidade, função, usufruto, local e objetividade são ESPECÍFICOS a um determinado contexto e período de tempo vigente pela Torah Sagrada, Adonai ordenou o sistema de Dízimos para uma função específica e Ele mesmo chama de LADRÃO todo aquele que se utiliza desta Mitzvá indevidamente conforme foi revelado ao profeta Malaquias:

“Pode um homem ROUBAR de D’us? Contudo vocês estão me ROUBANDO. E ainda perguntam: “Como é que te roubamos?” Nos Dízimos e nas ofertas. Vocês estão debaixo de grande MALDIÇÃO porque estão me roubando; a nação(de Yisrael) toda está me roubando”  (Malaquias 3:8 e 9)

“Também fiquei sabendo que os levitas não tinham recebido a parte que lhes era devida e que todos os levitas e cantores responsáveis pelo culto(do Templo) haviam voltado para suas próprias terras. Por isso REPREENDI os oficiais e lhes perguntei: "Por que essa negligência com o Templo de D’us?" Então convoquei os levitas e os cantores e os coloquei em seus postos. E todo o povo de Judá trouxe os DÍZIMOS do trigo, do vinho novo e do azeite aos depósitos” (Neemias 13:10 a 12)

Observem que o Dízimo tinha uma função específica que veremos a seguir e quem se apropriasse da Mitzvá do Dízimo DESVIANDO-O para outras finalidades particulares, estaria debaixo de MALDIÇÃO, palavras do Eterno.

Resumo histórico:

A palavra “dízimo” aparece pela primeira vez em Gênesis 14: 18 a 20 no episódio da matança dos reis feita por Abrão, após o patriarca ter recuperado seu sobrinho e todos os seus bens, e dos despojos que sobrou, Abrão deu um Dízimo ao sacerdote Melk’tzedek, este preparou um Kidush com pão e vinho para celebrar a vitória de Abrão, embora neste contexto o dízimo apareça como uma oferta de gratidão, porém, o direcionamento desta oferta estava correto, isto é, foi direcionada a um Sacerdote do D’us Altíssimo, portanto não fugiu a regra da Torah, mesmo para aqueles que defendem o dízimo como oferta, de acordo com o contexto, deveria ser entregue a um Sacerdote do D’us Altíssimo, e não a uma instituição religiosa qualquer.
Porém, quando Adonai estabelece o povo de Yisrael como a Nação Eleita e Sacerdotal, Adonai faz do dízimo uma Mitzvá da Torah, transformando o princípio do Dízimo em LEI, a partir daí, o Dízimo NÃO PODERIA MAIS SER USADO PARA OUTROS FINS, tornando-se em grave violação da Torah o seu uso indevido e por pessoas DESABILITADAS por Adonai, e isto é um fato irrefutável.

Dízimo era apenas um????

O mundo cristão se apropriou da Mitzvá do Dízimo porque viu nele um sistemo lucrativo de enriquecimento ilícito muito rápido e de construção e formação de grandes impérios denominacionais religiosos, mas vem a pergunta que não quer calar: Dízimo era apenas Um??? É aqui que começa o problema para a religião cristã e suas afiliadas. A grande maioria das igrejas ditas evangélicas e a própria igreja católica apostólica romana não mencionam, mas, no contexto da Beyt haMikdash (o Templo Sagrado), foi ordenado pelo Eterno como Mitzvá da Torah três(03) Dízimos como legislação vigente mencionadas na Torah, que são estes:

1º Dízimo Maasser Rishon=> Para o sustento da obra do Templo e seus respectivos REPRESENTANTES LEGAIS (Sacerdotes e Levitas – Números 18:21 e Malaquias 3:10)

2º Dízimo Maasser Sheni=> Dízimo para o próprio dizimista, para ser usado nas celebrações perante o Eterno, preferencialmente com a família nas Festas Sagradas do Eterno, as Santas Convocações(Levítico 23:1 e 2 / Deuteronômio 14:22 e 23)

3º Dízimo Maasser Aniy=> Para o sustento dos pobres, necessitados e menos favorecidos, órfãos, viúvas e estrangeiros pobres(Deuteronômio 26:12 e 13)

Agora eu faço uma pergunta óbvia: Qual das igrejas ditas evangélicas e católica que revindicam a cobrança de dízimos, praticam estas 3 formas de Dízimo que foi estabelecido pelo Eterno????
Estas religiões cobradores de Dízimos pegam apenas o dízimo que lhes interessa, ou seja, o Maaser Rishon e iludem seus adeptos dizendo que, como não existe mais o Templo de Jerusalém, suas ditas igrejas foram transformadas em “santuários” para D’us, porém, Adonai foi muito específico, os israelitas só deveria trazer os dízimos no local escolhido pelo Eterno onde ali habitaria o seu Nome, a saber, o Templo de Jerusalém, vejamos:

“Mas procurarão o LOCAL que Adonai, o seu D’us, escolher dentre todas as tribos para ali pôr o seu Nome e sua habitação. Para lá vocês deverão ir e levar holocaustos e sacrifícios, DÍZIMOS e dádivas especiais, o que em voto tiverem prometido, as suas ofertas voluntárias e a primeira cria de todos os rebanhos..... Então, para o LUGAR que Adonai, o seu D’us, escolher como habitação do seu Nome(Templo), vocês levarão tudo o que eu ordenar a vocês: holocaustos e sacrifícios, DÍZIMOS e dádivas especiais e tudo o que tiverem prometido em voto a Adonai” (Deuteronômio 12:5, 6 e 11)

Aí está o ERRO GRAVE de todas estas instituições religiosas cobradores de dízimos, IGNORAM  e DESPREZAM uma ordem expressa do Eterno, que ordena a todo israelita levar seus dízimos a um Local específico onde o Eterno estabeleceria o seu Nome, a Beyt haMikadesh(Templo Sagrado), tais instituições pretendem  aplicar aos dias de hoje, ignorando o restante, Isto é zombar do Eterno! 
Assim diz a Torah a respeito da herança da tribo de Levi:

"Porque os DÍZIMOS que os filhos de Yisrael oferecerem ao Senhor em OFERTA alçada, eu os tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse que nenhuma herança teriam entre os filhos de Yisrael.” (Números 18:24)

Nesta Mitzvá, até o dízimo sendo dado como OFERTAS deveriam ser direcionados aos LEVITAS e não para outros fins. Somente os da linhagem de Aharon atuavam como sacerdotes no Templo. Cabia, porém, aos levitas os serviços em geral que eram relacionados com o Templo. Normalmente, o dízimo era repartido entre eles. A décima parte do dízimo (portanto 1%) era entregue pelos levitas aos Cohanim/sacerdotes, em oferta ao Eterno:

“Também falarás aos levitas, e lhes dirás: Quando dos filhos de Israel receberdes os dízimos, que deles vos tenho dado por herança, então desses dízimos fareis ao Senhor uma oferta alçada, o dízimo dos dízimos.” (Números 18:26)

Portanto não tem disse me disse, certas religiões cobram dízimos sob o pretexto de que estão recebendo uma oferta, mas a Torah é clara, mesmo como princípio de Ofertas alçadas deveria ser entregue aos Levitas, que é de direito pois, lhes foi dado como HERANÇA, se não fazem isto, continuam ROUBANDO a herança dos Levitas e por sua vez ROUBANDO ao Eterno. Este era o conceito original da parte dos dízimos que cabia aos levitas e sacerdotes. Contudo, na ausência do Beyt haMikdash(Templo Sagrado), e praticamente todo o seu sistema sacerdotal religioso, seria justo, legal e correta diante do Eterno a cobrança do Dízimo sob todas as suas formas??? A resposta da Torah é um sonoro NÃO!!!!!!!!!

Dízimo também é doutrina de Roma:

Da mesma forma como a igreja romana fez com o Shabat, ela pegou o princípio da santificação do sétimo dia ao Eterno, da uma nova conotação e o transforma no santo domingo, dia santificado dos cristãos, assim, agindo da mesma forma, a ICAR agiu com o Dízimo, que é uma Mitzvá da Torah, Roma tira o Dízimo de seu próprio contexto da Torah, da uma nova conotação e cria o sistema de dízimo cristão, que é este seguido atualmente por todas as instituições religiosas cobradoras de Dízimo,
eis aqui a lei do Dízimo instituída como DOUTRINA CATÓLICA, expressa no Catecismo católico da doutrina cristã:

“Fé Católica » Nossa Igreja. Os Mandamentos da Igreja - Os 5 Preceitos Importantes Da Igreja.
5º Mandamento: Pagar Dízimos, conforme o costume. O quinto mandamento da Igreja prescreve e adverte que os fiéis cristãos batizados em Cristo também são responsáveis e provedores da construção do Reino de Deus aqui na terra, providenciando os meios materiais com as ofertas ou dízimos, a fim de prover o sustento ou salário daqueles que lhes anunciam o Evangelho do Reino, ou seja, dos "pastores eclesiásticos" responsáveis pela salvação das almas e edificação do Reino de Deus aqui na terra, "pois o operário merece o seu sustento" (Mateus 10, 10); - manter, construir ou conservar o Templo erguido em honra a Deus; assim como, auxiliar a instituição religiosa católica através dos seminários, na formação dos sacerdotes para prestarem serviço a Deus e ao seu Povo. "A messe é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe" [Mateus 9, 37-38]” (Catecismo católico da doutrina cristã, disponível em: http://www.nossasenhoradocarmo.com.br/Site/conteudo.asp?Mod=3&Sec=9&Id=mand_5mand)

Assim, observamos que, este sistema de dízimo cobrado hoje no cristianismo é doutrina de Roma, nada tem a ver com a Mitzvá ordenada pelo Eterno em sua Torah, por vários motivos, por ser um embuste, uma contrafação, uma farsa, pois, tudo que Roma põe as mãos torna-se uma farsa.

Dízimo na Aliança Renovada???

No contexto da Aliança Renovada não vigora o sistema de Dízimo até a segunda vinda do Messias, por dois motivos cruciais:

1º- O Templo de Jerusalém não se encontra em atividade, portanto, qualquer Mandamento relacionado a ele está suspenso.

2º- No contexto da Nova Aliança, não está em vigor o sistema sacerdotal levítico, pois o Templo de Jerusalém foi destruído pelos romanos, e ficará assim até o Messias retornar para reconstruí-lo: "E o meu Santuário estará com eles, e Eu serei o seu D'us e eles serão o Meu povo. E todos os gentios saberão que Eu Sou o Eterno que santifico a Yisrael, quando estiver o meu Santuário no meio deles para sempre(Ezequiel 37:27-28)

O sacerdócio celestial do Messias é segundo a ordem de Melktzedek (Hebreus 7:21 e 22), portanto, não necessita ser administrado por homens, porque Yeshua não entrou em Santuário feito por mãos humanas, assim, qualquer tentativa de se desviar o contexto bíblico escriturístico para se cobrar dízimos na era da Nova Aliança, será uma FRALDE,  e nem adiantam vir com textos descontextualizados como já é de costume, tentando encontrar algum respaldo nas palavras de Yeshua quando ele cita a palavra "dízimo", Yeshua tocou na palavra dízimo simplesmente porque o Templo ainda estava de Pé em sua época, e os israelitas cumpriam perfeitamente a Mitzvá do dízimo, mas após sua ascensão NENHUM apóstolo ordenou a alguma Congregação Nazarena que cobrasse dízimos dos fiéis, isso seria uma heresia, pois os apóstolos estariam usurpando um direito dado por D'us SOMENTE aos levitas sacerdotes de recolher dízimos, observamos sim, os discípulos incentivando a doação de OFERTAS e contribuições à Congregação, mas não o dízimos (ver I Coríntios 9:7).

O atual judaísmo tradicional cobra dízimos???

Todo judeu legítimo sabe que a Beyt haMikadesh não está funcionando, e por conseguinte, todo o sistema sacerdotal vigente está SUSPENSO, por qual motivo o judaísmo moderno cobraria Dízimos de seus fiéis sabendo que isto resultaria em uma Grave Violação da Torah??? Sendo assim, o judaísmo moderno NÃO TRABALHA COM O SISTEMA DE DÍZIMOS, e isto é um fato comprovado, nenhuma Sinagoga, seja de qual corrente for, Massort, Ortodoxa, Ultra Ortodoxa, Reformista ou Karaíta, NÃO COBRA Dízimos de seus fiéis, porém, observamos uma coisa curiosa em certas denominações pseudo judaicas, destas que se dizem crer em Yeshua como o Messias, algumas utilizam o mesmo sistema de dízimo instituído pela igreja romana, cobram dízimos de seus adeptos igual como se faz no cristianismo, VIOLANDO  uma ordem expressa de D’us, de conduzir os dízimos a um determinado lugar, o templo, e aos seus representantes legais, os Levitas e Sacerdotes, na verdade são cristãos transvestidos de judeus que dizem ter saído de Roma, mas levaram algumas de suas doutrinas na bagagem, o que é uma grande PIADA pois, sempre observamos certos líderes religiosos destas denominações pseudo judaicas virem a pública TAXAR e meter o pau uns nos outros, sendo que não têm moral para falar nada, seria o sujo falando do imundo.
Por isso, o autêntico Movimento Restauracionista organizados por judeus vindos do judaísmo moderno, que aceitaram o testemunho de Yeshua, não se dobram diante de doutrinas de Roma, não têm nenhuma ligação e nem defendem nenhum dogma romano, pregamos e defendemos somente a verdadeira Palavra de D’us, tendo como Regra de Fé e prática a Torah do Eterno, não temos nenhuma ligação com Roma.

Conclusão:

Temos observado que o homem contumaz sempre tenta dar um jeitinho brasileiro de passar a perna em D’us, ignorando e desprezando suas ordens para fins de obtenção de lucro rápido e fácil, conforme disse o apóstolo Shaul:

“Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de Lucro; Fujam destas pessoas.......Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes” (I Timóteo 6:5 a 8)

Assim, que possamos ouvir a vós do apóstolo do Messias que diz para fugirmos destas pessoas interesseiras que olham para você como uma $ifra, como também destas denominações pseudo judaicas que se dizem pregar um verdadeiro judaísmo mas que na verdade não passam de messigelismo sincrético romano.

!!!!!שלום עליכם

Shalom Aleichem!!!!!



Rosh: Marlon Troccolli

58 comentários:

  1. Gostei muito deste cometário sobre os dízimos. O arquivo: Entrevista sobre o pagamento de dízimos... O autor analisa o grande erro que foram os dízimos eclesiásticos inventados pelos católicos. Os lucros obtidos dos dízimos foram utilizados para patrocinar guerras e instituições que perseguiam quem não era católico. Autoridades seculares aboliram os dízimos obrigatórios, mas hoje as igrejas evangélicas cobram e enriquecem muitos pastores. O grande empresário das telecomunicações, o Bispo Macedo, teve a santa ajuda dos dízimos para criar seu império. A Rede Record vale bilhões e pertence ao bispo. Essas e revelações mostram que o sistema de dízimos é uma falsa doutrina. Sem Templo, sem dízimos. Ponto final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parte 1) Sabemos que as leis cerimoniais e os sacrifícios foram abolidos (Ef2:15) (Cl2:14) (Hb7:18-19) (Gl5:3-4) Os mandamentos morais e os vários preceitos de Deus do A.T foram adotados e mantidos no N.T. e estão em vigor. O dízimo (décima parte) pertence a Deus é uma mensagem profética e um preceito oral e moral (Gn26:5) (Gn14:18-20) (Hb7:8) (Ml3:8-10) (2Pe2:17) (Ap11:13) Abraão depois que foi chamado por Deus obedecia o Torá oral , o Torá oral originalmente foram transmitidos de maneira oral de geração a geração (Gn26:5) (Gn12:1) Assim como Melquisedeque também obedecia o Torá oral se não fosse assim o próprio Melquisedeque não seria Sacerdote do Deus altíssimo.(Hb7:1) (Hb7:6)
      O mandamento do sábado não consta no N.T. como mandamento(Mc2:27) (Jo5:18) (Rm14:5-6) (Cl2:16) A justiça , misericórdia , fé e o dízimo são preceitos de Deus confirmados no Ministério de Jesus.(Lc3:23) (Lc11:42) (Lc18:12) Assim como a prática da caridade também é um preceito de Deus confirmado no ministério de Jesus(Mt6:3-4) (Tg2:15-17) (Dt10:18) O evangelho de Mateus Provavelmente foi escrito depois da morte de Jesus (31 d.C.) entre os anos 50-65 d.C. Portanto dentro da nova aliança. A pratica da caridade e ajuda ao próximo entre os "santos" e a quem necessitasse era normal nessa época 41 d.C. até porque no MUNDO TODO houve 13 anos de grande fome em escala mundial(At11:28-30) O imperador Cláudio governou de 24 de janeiro de 41 d.C. até a sua morte em 54 d.C , por isso no livro de Atos é dado tanta ênfase nessa época aos necessitados. Os pobres E NECESSITADOS após o pecado de Adão e Eva sempre existiram nesse mundo (Dt 15:11) (Mt56:11) (1Jo3:17) E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.(1 Cor13:3)
      Vc obedece o está Escrito do A.T. que também consta no N.T. ? (At23:5) (Rm1:17) (Rm2:24) (Rm3:4) (Rm3:10) (Rm4:17) (1Co9:9-10) (2Co8:15) (1Tm5:18-19) (1Pe1:16) “Porque eu, o Senhor, não mudo” (Ml3:6) (Tg1:17) Um mesmo estatuto haja para vós, ó congregação, e para o estrangeiro que entre vós peregrina, por estatuto perpétuo nas vossas gerações; como vós, assim será o peregrino perante o Senhor. Uma mesma lei e um mesmo direito haverá para vós e para o estrangeiro que peregrina convosco.(Nm 15:15-16) “Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil (1000) gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos;”.(Dt7:9) Mas a misericórdia do Senhor é desde a eternidade e até a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos;Sobre aqueles que guardam a sua aliança, e sobre os que se lembram dos seus mandamentos para os cumprir.(Sl103:17-18) Porquanto, nisto consiste o amor a Deus: em que pratiquemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são penosos. (1Jo5:3) Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.(Jo14:23-24) Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.(Ap14:12)

      Excluir
    2. Parte 2) “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’”. (Mt4:4) A profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.(1Cor14:22) Portanto, amados, se o nosso coração não nos condena, temos coragem diante de Deus;e recebemos dele tudo o que rogamos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada.(1Jo3:21-22) o que realmente importa é obedecer aos mandamentos de Deus. (1Co7:19) Sendo assim, amados, estando bem informados, guardaivos para que não sejais conduzidos pelo erro e sedução dos que não têm princípios morais, vindo a perder a vossa segurança e cair.(2Pe2:17)Porquanto tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar(cristãos), de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo provenientes das Escrituras, mantenhamos firme a nossa esperança. (Rm15:4) Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.(2Tm3:16-17)Deus é Deus apenas dos judeus? Ora, não é Ele igualmente Deus de todos os povos? Evidente que sim, dos gentios também,(Rm3:29) Deus não faz acepção de pessoas;(At10:34) (Dt1:17) Rm2:11) E não somente por aquela nação,(Israel) mas também para congregar em um só povo os filhos de Deus que andam espalhados pelo mundo.(Jo11:52) Em outras palavras, não são os filhos naturais que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que são considerados como descendentes de Abraão.(Rm9:8) No N.T. não existe manifestações contraria ao dízimo. Os ministros do evangelho tem todo direito de receber o seu sustento da igreja (1Co9:13-14) Os presbíteros que administram bem a igreja são dignos de dobrados honorários, principalmente os que se dedicam ao ministério da pregação e do ensino.(1Tm5:17) Mas vocês serão chamados sacerdotes do Senhor, ministros do nosso Deus. Vocês se alimentarão das riquezas das nações, e no que era o orgulho delas vocês se orgulharão.(Is 61:6) Um homem não pode receber coisa alguma, a não ser que lhe tenha sido dada do céu. (Jo3:27) No primeiro caso, quem recebe o dízimo são homens mortais;que morrem(QUEM PERTENCE A ORDEM do Sacerdócio de Arão Levítas MINISTROS LEVITAS) no outro caso é aquele de quem se declara que vive.(Hb7:8) nesse caso quem recebe o dízimo é : (QUEM PERTENCE A ORDEM do Sacerdócio de "Melquisedeque" JESUS CRISTO Ministros do Evangelho)(1Co4:1-2) Note que são 2 ordens de Sacerdócios diferentes e a Ordem de Sacerdócio de Melquisedeque é superior (Hb7:17) Jesus é o rei dos reis (1 Tm 6:15) Jesus é o magnífico sacerdote sobre a Casa de Deus.(Hb10:21) (Ef1:23)(1Tm3;15) (At11:25-26) (At25:9-11) (Ef4:11) (At20:28) (Cl1:18) Digno é o Cordeiro, QUE FOI MORTO , de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.(Ap5:12) E aqui certamente recebem dízimos homens que morrem; ali, porém, os recebe aquele de quem se testifica que "vive." está no verbo presente (Hb7:8) (Hb6:20) (1Co9:13-14) Portanto dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória perpetuamente! (Rm11:36)

      Excluir
    3. Parte3) Roubará o homem a Deus ? Do verbo roubar "Roubará" está no futuro e o sujeito da frase é o "homem" o que é um indício que Deus não está falando só exclusivamente para a nação de Israel mas abrangendo um todo em esfera global as futuras nações e gerações que viria a rouba-lo(2 Pedro 3:8) e não somente a Nação toda de Israel "vós me roubais" em não contribuir com o ministério. Não contribuir "erra" Não erreis porque é roubar a Deus(1Co6:10) (Ml3:8) Contribuir com avareza "erra" Não erreis porque é "avareza"(2Co9:5)(1Co6:10) simplificando essa frase de (Ml3:9) "vós me roubais" está no verbo presente e se refere a "nação toda" de Israel "sim, vós, esta nação toda." (Ml3:11) "por amor de vós" está no verbo presente e se refere a nação toda de Israel. Fazendo uma analogia do amor de Deus ao "homem " ao mundo e ao povo de Israel" o "amor " de Deus permanece tanto em (Ml3:11) que é o antigo testamento como no novo testamento (2Co9:7) (Jo3:16) Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.(2 Pedro 3:8) Fazendo outra analogia de (Ml3:8) Roubará o homem a Deus ? Com (1 Co 6:10) Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os "avarentos" , nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os "roubadores" herdarão o reino de Deus. Os "Roubadores e Avarentos" são todos na esfera global que aparentemente seguem a Deus mas não obedecem (2) "dois" dos mandamentos do "Não erreis" e não contribuem ou contribuem com avareza. (Ml3:8) (1Co6:10) (2 Co9:5) Se tratando de contribuição e sustento do ministério no novo testamento; Como não cair no "erro" e que é Mandamento "Não erreis" ?? Então contribua com liberdade e proporcionalidade do que Deus tem lhe dado (2Co8:12) (2Co11:12) (2Co9:12-13) (Gl6:6) (1Co9:13-14)

      Roubará o homem a Deus ? (Ml3:8) Do verbo roubar , conjugação "Roubará" o sujeito da pergunta é o homem" representado por ele ou ela. "Roubará" o homem a Deus??(Ml3:8) Futuro do presente ele/ela sujeito no caso aqui "o homem ". "Roubará".

      Excluir
    4. Parte4)Roubará o homem a Deus ??(Ml3:8) Veja bem , eu disse “roubará” e concluo que está conjugado no verbo futuro do presente. O futuro do presente é usado: Para falar de ação ou acontecimento que provável ou certamente ocorrerá no futuro como acontece até hoje. "me" é pronominal pessoal e se refere a Deus "me" a mim ele próprio o "Deus todo poderoso" era foi roubado na época em (Mal3:8) "vós me roubais" e ainda continua sendo roubado.(Ml3:8) , (1Co6:10) , (2 Co9:5) "Vós me roubais" está conjugado no verbo presente e se refere a "nação toda" de Israel "sim, vós, esta nação toda." (Ml3:11) lembre-se que o mesmo Deus quem criou "o homem" (Gn1:27) milhares anos depois(2Pe3:8) O Sujeito da frase "o homem" viria também a roubar a Deus e rouba até hoje , Roubará o homem a Deus??(Ml3:8) creio que é mandamento não roubar a Deus porque a medida justa o dízimo , 10% , a décima parte ainda pertence a ele(Deus) e não a mim "o homem"(Ml3:8) (1Co6:10) (Ap10:13) Não sou eu pessoalmente que digo que pessoas "A" ou "B" "roubará o homem a Deus" ou "contribuem com avareza" mas os versículos com relação a isso já são bem claro e "todos estamos sujeito a esses mandamentos" "Estão isentos" dos mandamentos "Não Erreis" em referência a contribuição (Ml3:8) (1Co6:10) (2Co9:5) todos aqueles que não podem e não tem condições de contribuir. (2Co8:12) Também Não quero correr o risco de desobedecer o "Não Erreis" nesses dois (2)mandamentos "contribuindo com avareza" , "Não roubar a Deus." e não tendo princípio moral.(1Co6:10)(Ml3:8) (2Co9:5) (2Pe2:17) Até porque um dia para Deus é como mil anos(2Pe3:8) e ele não muda(Hb13:8) (Ml3:6) (Tg1:17) Amar a Deus e ao próximo no presente , passado e no futuro incluem em obedecer os mandamentos de Deus (1Co6:10) Enfim , o cristão logicamente que não vai ensinar um não convertido a roubar o seu próximo e nem ensinar a ser avarento e nem ensinar a roubar a Deus. Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito.(Lc16:10) Por ventura alguém "o homem ele/ela" dizer "amar a Deus e ao seu próximo" e "herdar o reino de Deus" ?? Se esses erram nos seus mandamentos sendo injustos e sendo infiéis com ele(Deus) e com o seu próximo(1Co6:9) , roubando a ele(Deus) e ao seu próximo .(Ml3:8) (1Co6:10) (Ap10:13) sendo avarento com ele(Deus) (1co6:10) (2 Co9:5) e sendo avarento com o seu próximo. (1 João 3:17) ?? Acredito que não. Esses "Não herdarão o reino de Deus"(1Co6:9-10) "Os filhos de Deus que vão herdar o seu reino" são aqueles que creem , guardam e praticam os seus mandamentos.(1Jo5:2-3) (1Co6:9-10) (2Co9:5) (1 Jo3:17) (Ml3:8) (Ml3:8) (Ap10:13) Como pode alguém afirmar que ama a Deus(Mt22:37) e não contribui no mínimo na mesma proporção que Deus lhe dá ? (I) 1 parte das 10 ( IIIIIIIIII ) partes que recebe de Deus. "Com todo respeito" não adianta ler a bíblia e ser injusto com o que é de Deus.(Mt22:21)

      Excluir
    5. Parte 5) O QUE CONTÉM O DÍZIMO "DE" TUDO DOS DESPOJOS ? armas de guerra , bens , carros , cavalos , carruagens , jumentos , dinheiro , objetos preciosos , riquezas , jóias , equipamentos , objeto , utensílio , terras , servos , cidade , ouro , prata , bronze , (1Cr26:27) (Js6:19) (Js22:8) (Jz8:24-26) (Jz5:29) (Jz9:45) (Hb7:4) Porventura não tomas posse daquilo que o teu deus Camos te concede? Ora, do mesmo modo tomaremos posse "de" tudo o que o nosso Deus, nos deu.(Jz11:24) A bênção do SENHOR produz riqueza e não provoca sofrimento algum.(Pv10:22)

      O QUE CONTÉM O DÍZIMO "DE" TUDO ? "Tudo" significado É a maior quantidade possível "de coisas" o que é importante, essencial; o que "de" fato conta. "Quanto" pode ser quantidade "de": dinheiro "Quanto" pode ser o valor "de": dinheiro "Possuo ou tenho" o valor "de": dinheiro , produtos da lavoura , fruto das árvores , todo o rebanho , vinho , azeite , mel , ouro , prata , bronze , objeto , utencílio , ou "de"bens(Lc18:12) (Lv27:30)

      O QUE CONTÉM O DÍZIMO "DAS" COISAS CONSAGRADAS AO SENHOR ? Os filhos de Israel e de Judá que habitavam nas cidades de Judá também trouxeram o dízimo "de" bois e "de" ovelhas, "e o dízimo "das" coisas dedicadas que foram consagradas ao Senhor seu Deus," e depositaram-nos em montões.(2Cr31:6) Todavia, nenhuma "coisa consagrada ao Senhor por alguém, daquilo que possui," seja homem, ou animal, ou campo da sua possessão, será vendida nem será remida; toda coisa consagrada será santíssima ao Senhor. (Lv27:28)

      O QUE CONTÉM O DÍZIMO (DÉCIMA PARTE) DA CIDADE QUE DESABOU NESSE TERREMOTO ? Naquele momento, houve um grande terremoto e desabou a décima parte "da" cidade. Sete mil pessoas morreram nesse terremoto, e os sobreviventes ficaram aterrorizados e expressaram glória ao Deus dos céus. (Ap11:13) Exemplo: Ora , 10% "da" cidade desabou e 7000 pessoas morreram , 90% da cidade não desabou e restaram 63.000 sobreviventes que ficaram aterrorizados em um total de 70.000 pessoas que moravam ou estavam na cidade. Consequentemente 10% das pessoas morreram.

      Excluir
    6. Parte Final) A preposição "de" , "das" é um desses conectivos e se presta a ligar palavras entre si num processo de subordinação denominado regência.
      1) relaciona palavras por subordinação e expressa os sentidos:
      2) ligando dois substantivos (ou equivalentes), diretamente ou com auxílio de verbos de ligação, adquire os sentidos: Exemplo: O dízimo "de" dinheiro ou "em" dinheiro não é pecado. O dízimo "de" tudo não é pecado. O dízimo "das" coisas consagradas ao Senhor também não é pecado. Observe que o dízimo de "TUDO" não é só alimento e não é só mantimento , concordo que o dízimo não é e nunca foi dinheiro porque o dízimo é "uma medida de cálculo" mas o dízimo é e pode ser "de" dinheiro ou pode ser "em" dinheiro e não é pecado.

      Paulo abriu mão do seu direito sistemático de ser sustentado pela igreja(1Co9:14) de livre e espontânea vontade porque alguns não reconheciam Paulo como apóstolo e ele não queria causar nenhum tipo de impedimento ao evangelho(1Co9:2-3) (1Co9:12) (1Co9:17-18) (1Co10:29) (At9:15) (2Tm1:11) Mas veja que ele depois precisou recebeu auxílio de igrejas ,(Fp4:18) sem contar com as viagens de navio e outras viagens em favor do evangelho.(At13:4) Paulo e Barnabé eram solteiros (1Co9:5) e eles também nunca ensinaram nenhum Ministro casado e com família constituída a abrir mão do seu direito de serem sustentados pela igreja.(At13:2)

      Não sabeis vós que os que prestam serviços sagrados se alimentam com o que pertence ao templo, e que os que servem diante do altar participam do que é oferecido no altar? Assim, o Senhor também ordenou aos que proclamam o evangelho, que igualmente vivam do evangelho.(1Co9:13-14) Note que Paulo faz uma analogia dos que administravam no templo se alimentavam do que pertencia ao templo(Note que os Levitas recebiam dízimos que pertencia ao templo Ne10:38-39 Ne13:10-11) e dos que serviam diante do altar(Os Sacerdotes Levitas participam do que é oferecido no altar.)

      Se "outros" têm o direito de ser sustentados por vós,(povo de Deus no templo) não o temos nós(Ministros do Evangelho) em maior medida? Quem são os "outros" que Paulo declara aqui ? Seguramente são os Sacerdotes e os Levitas pois eles ministravam e eram sustentados pelo (povo de Deus no templo) E qual é a "medida" que Paulo diz ? Seguramente a "medida" é o dízimo , pois tanto os levitas recebia a medida do dízimo e os Sacerdotes também recebiam a sua medida de sustento e o dízimo dos dízimos.(Lv27:32) (Nm18:26) (Nm10:38)

      O Ministro que vive do evangelho tem que ter direito ao sustento , tem que ter medida de sustento e receber a parte que lhe é devida(1Co9:9-10) e pode receber bens materiais(1Co9:11) Perceba que Paulo já era discípulo(cristão) quando citou a Lei(1Co9:9-10) (At18:9) (Rm1:1) E ele enfatiza que é o próprio Deus é quem se preocupa com o sustento dos Ministros do evangelho.(Tt1:7) (1Co4:2) (1Co9:17) Quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, "Paulo dedicou- se inteiramente à palavra," testificando aos judeus que Jesus era o Cristo. (At18:5) (At20:21) Paulo é chamado apóstolos dos gentios porque levou a mensagem de Cristo sobretudo às populações fora de Israel, aos pagãos, aos gregos e romanos, a não-judeus.
      Não é só o Ministério levita que recebia dízimo (Hb7:6) Em Israel na época do profeta Malaquias , Deus disse: "esta nação toda" estava roubando a ele Deus.(Ml3:9) e não era só os sacerdotes. O dízimo "Não" era só alimentos também podia ser de "tudo" que alguém possuía ou ganhava(Lc18:12) dízimos das "coisas" consagradas ao Senhor. (2Cr31:6) O Dízimo de tudo antes da lei (Gn14:18-20) Resumindo , o dízimo antes da lei e depois da lei podia ser de "tudo" que a pessoa possuía ou ganhava. O dízimo é uma medida de cálculo e a prática do dízimo em dinheiro ou de dinheiro não é pecado.

      Excluir
  2. Caro Rosh, fui convidado de maneira insistente, a visitar uma igreja, a Batista, daqui da cidade. Como era o por-do-sol de yom shi-shi, estava eu de kipá e com meu costumeiro "talit katan". O amigo que me convidou, perguntou-me sobre minha indumentária. Daí eu citei as passagens da torá, como Bamidbar 15 entre outros, para a vigência do talit. Daí ele me isse, "esse Velho Testamento está em desuso, vivemos na Nova Aliança". Como não quis discutir, apenas ouvi. Quando começou o culto e, o pastor foi citar a ÚNICA passagem bíblica, ele citou Gênesis, que diz que Jacó deu o dízimo de tudo que tinha e que devemos nós fazer o mesmo. Na mesma hora, olhei para o meu amigo e perguntei: "Então quer dizer que o AT só está em USO, ou seja, aplicável, para o convém à Igreja?!?! Eu me levantei para sair e ir direto para casa. Só não o pude fazer pois estava longe de casa e dependia dele para voltar. Essa é a "doutrina" dos evangélicos (alguns). Muito decepcionante mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro eldermf, shalom. Sou pastor e concordo plenamente com você, já faz muito tempo que eu não suporto mais essas coisas. Fui formado dentro dessa "teologia", e ver tanta discrepância já me fez pensar muitas vezes em desistir de muitas coisas e assumir meu trabalho como psicólogo e apenas procurar um lugar "seguro" para adorar ao Eterno. Mas algo extraordinário está acontecendo em minha fé, e atualmente estou escrevendo de acordo com tudo isso que tenho visto, contra todos estes ensinamentos romanizados e rompi definitivamente contra este sistema.
      Nosso D'us é o Único e Yeshua é o seu Mashiach.
      Shalom a todos.

      Excluir
    2. Juliermenson, es humilde Mateus_5:5...Yeshua precisa gentes como o caro Sr.Juliermeson.

      Paz e amor feliz dia de Sábado.

      Excluir
    3. Desculpem minha intromissão,e admiro a sabedoria de todos aqui...Más devo chamar a atenção para um detalhe que nem todos tem conhecimento,existe igrejas como os senhored frizaram "evangélicas" que não cobram e nem se fala em dízimo,e nem toda igreja,mesmo que os senhores não aceitem,nem toda igreja fáz um mal uso da ajuda monetária que lá é arrecadada.
      O problema disso tudo amigos,é que generalizamos tudo,e já existe em todos nós opiniões formadas e sempre achamos que o que fazemos ou no que cremos,ISSO SIM É O CERTO E VERDADEIRO.
      Enfim!! Obrigado a todos.

      Excluir
    4. Desculpem minha intromissão,e admiro a sabedoria de todos aqui...Más devo chamar a atenção para um detalhe que nem todos tem conhecimento,existe igrejas como os senhored frizaram "evangélicas" que não cobram e nem se fala em dízimo,e nem toda igreja,mesmo que os senhores não aceitem,nem toda igreja fáz um mal uso da ajuda monetária que lá é arrecadada.
      O problema disso tudo amigos,é que generalizamos tudo,e já existe em todos nós opiniões formadas e sempre achamos que o que fazemos ou no que cremos,ISSO SIM É O CERTO E VERDADEIRO.
      Enfim!! Obrigado a todos.

      Excluir
    5. Nilton nunes shalom aprenda uma coisa para o Eterno nao interessa se alguns pastores usam o $$$ pra ajudar meia duzia entre 500.
      E aprenda isso Torah e Torah, ordem de Hashem e ordem, o coracao e enganoso e nao interessa se achamos fazer o certo se o certo esta contra a torah e errado.
      E de boa nao vou comentar sobre brasil porque nao conheco ai quase somente por falarem e internet, agora vou lhe dar um exemplo eu conheco quase todos os pastores(brazileiros) do sul dos estados unidos e tabem alguns em outras areas and guess what?
      Nenhum deles ajudam ninguem.
      Mas o principal se esta especificado na torah, tudo aquilo que vai contra independente de achar estar fazendo o certo voce esta errado, nao se comete um erro para fazer o correto e nem o mal para fazer o bem.

      Excluir
    6. Me desculpem o meu comentário sobre o Juliermeson Beneton, mas conheci esse sujeito e é um tremendo de um hipócrita.
      Como ousa falar que está mudando, pois esse ser é o mesmo e ainda se intitulou como "APÓSTOLO" na igreja que fundou, acredito que não preciso falar mais nada!

      Excluir
  3. Concordo EM PARTE, se formos radicais, não deveria orar em nenhum outro lugar, somente no templo, e nem tão pouco celebrar o shabat , somente no templo, ou dentro das fronteiras de israel, vejo verdades neste estudos, porem um radicalismo total, por isto acabam transgredindo a torah por causa de tradição. A oração deve sempre ser abre os meus olhos para que eu possa conteplar as maravilhas da tua torah.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amen David. Concordo com você, pois a Carta aos Hebreus também mostra que o dízimo foi mudado para Y'hudah sendo dado ao Novo Cohen Gadol, Yeshua, o Messias. Existe e sempre existiu, como escrito em Malaquias, os que roubavam o dízimo, mas isso não invalida ou invalidou pelo fato dos antigos roubarem e nem dos atuais roubarem também. A importância de ser um dizimista está naquele que dizima fazendo isso para o Eterno. Aqui o importante é a CAVANAH daquele que dizima. Agora se algum líder a usa de maneira ilegal, este será julgado pelo Eterno assim como foram os filhos de Eli.

      Excluir
    2. David CIB: Sua resposta é equivocada e totalmente DESCONTEXTUALIZADA, orações devem ser feitas em qualquer lugar quando assim for necessário, Jonas orou de dentro da barriga do peixe e a Torah Sagrada NÃO especifica em lugar algum onde devemos fazer nossas orações, ao contrário dos Dízimos, o Eterno D'us de Yisrael é CATEGÓRICO, Dízimo SOMENTE deveriam ser trazidos ao Templo de Jerusalém e dados aos seus respectivos recebedores, os levitas sacerdotes.
      Mais claro do q/ isso só desenhando.

      Excluir
    3. O dízimo pra mim nesse contexto pregado por essas instituições evangélicas, estão totalmente em desacordo com o que diz as instruções do Eterno a respeito do assunto. Essa é uma dúvida minha: Não existe ordem do Eterno que esteja teporariamente suspenda, já que o templo está com suas atribuições paradas. Minha dúvida é quero dizimar , mas até hoje tenho dúvidas como fazer , já que não tenho uma conta corrente de algum dos sacerdotes de Adonai. Alguém pode me explicar. Sinceramente não tenho opinião formada, só sei o que foi dito por Adonai precisa ser obedecido. Por favor me tirem essa dúvida.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Aonde está o seu tesouro, ali está também o seu coração.

      Excluir
    7. Seja na causa do necessitado ou do oprimido, do órfão ou da viúva, aonde estiver, faça as boas obras para a glória de Deus. As obras são provas de que existe fé (fidelidade).

      Excluir
  4. lindo,lindo,lindo eu quero estar sempre perto de pessoas comprometidas com a verdade sempre,e tenho muita sede de aprendizado da torah de kadoshi baruch hu shalom,shalom

    ResponderExcluir
  5. quero ser membro desta comunidade , como faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom Unknown!!
      Entre em contato conosco por meio dos telefones que aparecem no item CONTATOS, você receberá as instruções necessárias.

      Excluir
  6. Gostaria de fazer uma pergunta, também estou Pastor de uma pequena congregação muito pequena mesmo e temos dificuldade até para pagar o aluguel do templo que é em uma garagem porque os membros são pessoas simples e de poucos recursos e também utilizamos parte do que a congregação arrecada para ajudar alguns irmãos que algumas vezes sequer tem o que comer em suas casas o que fazer neste caso alguém pode me responder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro irmão, não é especificamente necessário tirar dos dízimos , como se fosse o recurso exclusivo das igrejas. Tudo de todos podem ser compartilhado uns com os outros, como vários cristão da igreja primitiva faziam. Vendiam tudo e dividiam com os pobres. Então pode ser dividido sem explicitamente ser obrigado ser dízimo.

      Excluir
  7. Eu estou em Portugal(Lisboa)...eu estou procurando isso aqui em portugal...estou orando...pois sai da igreja evangelica...Ana

    ResponderExcluir
  8. Gloria ao Nosso Eterno Deus, finalmente encontrei uma palavra que aclamou meu coração! Sou de Belém e gostaria de entrar em contato com a congregação! Poderiam me dar o endereço?

    ResponderExcluir
  9. Com relação ao estudo do dízimo baseando em textos bíblicos, eu concordo. Mas referir no final do testo "pessoas interesseiras que olham para você como uma $ifra, como também destas denominações pseudo judaicas" achei desnecessário e provocativo. Ao invés de agregar, afasta as pessoas que deriam estar introduzindo novos conhecimentos. Saindo da obscuridade pra luz. Faz o inverso que o texto deveria fazer. Esclarecer para agregar.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Muito bem colocado aliás temos que ter em mente que somente através da verdade é que alcançaremos um entendimento melhor das mitsvots do eterno. Baruch hashem

    ResponderExcluir
  12. Este estudo derruba qualquer tese cristã na questão em pauta!

    ResponderExcluir
  13. Disse Jesus: quem tem duas túnicas divide-a com quem não tem nenhuma. Ler a Biblia é encontrar respostas que precisamos para agir de modo digno e correto. No AT vamos encontrar exortações a respeito dos pastores
    Eze 34:2 – Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?. No AT Deus exorta esses falsos pastore por causa dessas praticas que se perpetuam ate hoje. Ezequiel 34:2
    “Ó filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; prega aos pastores nos seguintes termos: Assim diz Yahweh, o Eterno e Soberano Deus: Ai dos pastores de Israel que só cuidam de si mesmos! Porventura a missão dos pastores não é zelar pelo rebanho? Jeremias 12:10
    Muitos pastores destruíram a minha vinha, pisotearam a minha propriedade; tornaram minha preciosa terra em um deserto árido e sem vida. Jeremias 50:6
    Ora, meu povo tem sido como ovelhas perdidas; seus pastores as desencaminharam e as fizeram perambular pelas colinas. Elas vaguearam por montes e montanhas e se esqueceram de seu próprio lugar de repouso. Ezequiel 34:2-10,21
    “Ó filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; prega aos pastores nos seguintes termos: Assim diz Yahweh, o Eterno e Soberano Deus: Ai dos pastores de Israel que só cuidam de si mesmos! Porventura a missão dos pastores não é zelar pelo rebanho?… João 10:10,12
    O ladrão não vem, senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida, e vida em plenitude. … Quero aqui mais uma vez salientar que deste o AT até hoje vamos nos deparar com pastores que não condizem com a verdadeira vontade de Deus. Para concluir, eu penso que que os Dizimos é para que haja mantimento na casa do Senhor. Tenha fartura para ajudar o ófão e a viuva, as pessoas necessitadas. Alimento é comida. Deuteronômio 26
    …11Tu te alegrarás, então, por todas as bênçãos e produtos que o SENHOR, teu Deus, concedeu a ti e à tua casa, e, juntamente contigo, o levita e o estrangeiro que reside em teu meio. 12No terceiro ano, ano dos dízimos, quando tiveres acabado de separar todo o dízimo da tua colheita e o tiveres dado ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva para que comam e fiquem saciados em tuas cidades, 13tu declararás diante de Yahweh, teu Deus: ‘Tirei de minha casa o que estava consagrado e o dei ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, conforme todos os mandamentos que me ordenaste. Não transgredi nem me esqueci dos teus decretos.… Assim esta escrito que o Senhor nunca viu um justo se quer na face dessa terra que fizesse a sua vontade. Quando ouvir a voz do Senhor não endureca o coração. Vamos abrir nosso coração e ajudar o nosso proximo, com comida, sustento, foi isso que o profeta escreveu Malaqquias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana leite silva ,ajudar o próximo é um princípio que existe desde o A.T. e também foi mantido no N.T. assim como o dízimo. A prática do dízimo não é pecado.

      Excluir
  14. Excelente. A melhor explicação que já li a respeito da exploração dos dízimos. De forma tal que fica irrefutável.

    ResponderExcluir
  15. Excelente. O melhor texto que já li sobre a exploração fraudulenta do Dízimo pela Organizações Religiosas.

    O texto é irrefutável.

    RFreitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogério de Freitas , boa noite como vc mantém os ministros e o local onde vc congrega com os irmãos ? Como vc mantém a pregação do evangelho pelo mundo ? (Mc16:15) (1Co9:9-10)

      Excluir
    2. Meu nobre Marcelo o estudo foi bem claro quanto ao mandamento! Para as suas perguntas eu tenho só uma resposta: Contribuição volutaria dos irmão! Sei que as congregações precisam de dinheiro sim, mas não e usando errado a palavra do Eterno.

      Excluir
    3. Meu nobre Unknown , O dízimo praticado por Abraão na promessa(Gn14:18-20) já era um mandamento "oral e moral" antes mesmo de ser um mandamento escrito. O dízimo "SERÁ" santo ao Senhor.(Lv27:32) "ROUBARÁ" o homem a Deus ? (Ml3:8-10) Note que a palavra SERÁ e ROUBARÁ estão conjugados no futuro do presente do indicativo , não está ligado só a pessoas naquele momento e sim a futuras gerações no futuro. O futuro do presente é usado: Para falar de ação ou acontecimento que provável ou certamente ocorrerá no futuro. Não vos enganeis; nem fornicários, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem "LADRÕES," nem avarentos, nem bêbedos, nem maldizentes, nem "ROUBADORES" herdarão o reino de Deus. (1Co6:9,10) ROUBADORES E LADRÕES também estão excluídos do reino de Deus ao menos que se arrependam e deixem essa prática. Jesus tinha cerca de trinta anos de idade quando iniciou seu ministério.(Lc3:23) e Jesus estando em seu (ministério cristão) nem ele e nem seus seguidores e apóstolos nunca foram contra o dízimo , até porque em todo novo testamento NÃO EXISTE MANIFESTAÇÕES contrárias ao dízimo. Porque ? porque Jesus e todos os seus seguidores sabiam e tinham conhecimento suficiente para saber que o dízimo é um mandamento de Deus "ORAL MORAL E ESCRITO". O dízimo é um mandamento mais importante do que a justiça , a misericórdia e a fé ????????? Não , mas isso não quer dizer que o dízimo deixou de ser importante ou não é importante . "Quando Jesus pregou sobre a continuídade do dízimo ele já estava em seu "ministério cristão" e ele e seus seguidores estavam com ele e praticavam os mandamentos de Deus(Lc3:23)(Lc11:42) (Mt23:23) (Mt23:1) OS FILHOS DE DEUS" que devem guardar(praticar) os seus mandamentos não são só Judeus , são todos que guardam os mandamentos de Deus e tem fé em Jesus e isso incluem "todos os cristãos." É que Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.(1Jo5:2) Aqui está a perseverança dos "santos", daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.(Ap14:12) O cristão deve obedecer o mandamento do dízimo porque é um preceito oral e moral desde a promessa e porque o dízimo pertence a Deus. E os ministros do evangelho tem o mesmo direito de administrar o dízimo como os ministros da antiga aliança tinham.(1Co9:13-14) Jesus ensinou no N.T. “Os FILHOS DE DEUS OS SANTOS" os apóstolos e seus seguidores que seguiam e seguem os mandamentos de Deus a não manter a igreja ea não praticar o dízimo ?????????? Claro que não !!! A bíblia é clara quando ensina Que: Onde houve ordem de sacerdócio Levítico houve o dízimo. Onde há ordem de sacerdócio de Melquisedeque há o dízimo. (Hb7:8) (Hb7:11)

      Excluir
  16. Amados, Abraão é antes da Lei, como sabia que tinha que dizimar?

    Outra pergunta Melquisedeque a quem recebeu o dízimo de Abraão, sua descendência é desconhecida, não tem princípio de dias nem fim semelhante Ao Filho de Deus.

    Jacó, entregou dízimo pra quem?

    Igreja primitiva realmente não precisava pregar sobre dízimo, Quando O Espírito Santo desce sobre eles, se cumpre o que Nosso Messias havia dito "e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, I João 2:27b"

    Não era necessário pregar sobre Dízimo para a Igreja Primitiva, eles não levavam os 10%, eles levavam tudo é depositavam aos pés dos apóstolos.

    Eles vendiam suas propriedades, e ninguém tinha falta de nada.

    Ninguém tinha falta de nada.
    Os apóstolos distribuíam

    Irmãos, A Palavra Do Eterno não muda.

    Porém abra o coração, e ouse pedir Ao Espírito Santo que revele a você conforme a sabedoria Dele e não a sua.

    Abel ofereceu as primícias de seu gado e a gordura. Mas há quem ele levou para oficializar? Se as primícias deveriam ser recebidas pelo sacerdote? Segundo Ezequiel 44:30 ?
    Interessante é que O SENHOR aceitou a oferta de Abel e rejeitou a de Caim.

    Outro fato importante com todo respeito, sabemos Cristo não era da tribo de Levi, quando o sumo sacerdote da epoca, rasga suas vestes, ele era sacerdote, ele tinha autoridade, lembra de Saul? O sacerdocio Aramaico termina ali ao sacerdote rasgar suas próprias vestes e como de costume o Cajado "A Vara" que tradicionalmente continha o nome dos Sacerdotes, por toda descendência termina ali.

    E agora, O Verdadeiro Sumo Sacerdote, perfeito, e sem pecado, toma também Sua Vara de Sumo Sacerdote "A cruz", como segundo a tradição de alguns sábios, A Vara continha os nomes dos sumo Sacerdotes, desde Arão, agora não era diferente, O Seu Nome também estava inscrito em Sua Vara "Yeshua Rei dos Judeus".

    O máximo da sabedoria humana é considerado um dia de "desvario" Do SENHOR.

    Um abraço, não desejo ter ofendido ninguém,pelo contrário em Amor e respeito.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  17. ...;GOSTARIA DE TER MAIS INFORMAÇÃO ...;POIS COMO DESCENDENTE DE HEBREU (CRISTÃO NOVO)...

    ResponderExcluir
  18. Tenho dúvidas como no AT se fazia na pratica para cumprir os 3 dízimos, eram feitos por ocasião das várias colheitas, um dízimo anual, porém estocado em épocas de colheita? E o dízimo festivo, era de todas as colheitas. Se era uma vez por ano, em qual festa o povo iria cumprí-lo em Jerusalém. O dízimo dos pobres, que era de três em três anos, anulava os outos dízimos do ano, ou era acrescentado. Por fim, se somarmos a décima parte para os Levitas e para as festas, todo ano, seriam 20% das colheitas, das criações de animais?Tem algum estudo que possa me indicar?
    Luzia Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luzia Carvalho , o dízimo que vc está se referindo é o da ordem levítico(Hb7:11) A responsabilidade de sustentar os necessitados , viúva , estrangeiro e o órfão não era só dos ministros do A.T. e nem só dos Ministros do N.T.(Mc12:31) Os necessitados , pobres , órfãos viúvas e estrangeiros existem desde o A.T.(Dt15:11)(Mc14:7) existe desde após o pecado de adão e eva. E continuam no N.T.(Tg1:27) A viúva , o estrangeiro e o órfão recebiam todos os dias ? em 3 em 3 anos ou 1 vez por ano ?
      O primeiro dízimo:O dízimo de Tudo pertence a Deus(Ml3:8)
      O segundo dízimo: comer o dízimo no local determinado por Deus(Dt12:6-7)(Dt14:23)
      O dízimo dos dízimos dos sacerdotes:(Nm18:26) (Ne10:38) (2Cr31:6)
      O dízimo do estrangeiro órfão e viúva:(Dt26:12)
      A declaração do dízimo: Ao trazer o dízimo ao Templo Sagrado, deveria-se declarar que cumprimos todas as leis dos dízimos e das oferendas dos cereais e das frutas, e não temos em nossa posse nada que deveria ser dedicado ao Templo.

      O poder da fala é o elemento principal que difere o ser humano dos animais e lhe confere este nível superior. Sendo assim, é coerente que as pessoas preservem muito bem este poder, estando alertas para utilizar-se dele apenas para dizer a verdade. É por isso que temos este preceito específico de, além de efetuar o dízimo, proferi-lo oralmente.(Dt26:13) Sendo o dízimo muito importante por dar sustento aos que o recebem por direito e trazer a bênção aos que o dão, está ligado também a uma forma oral, para assegurar que o cumpriremos.Todos que tinham direito recebiam o dízimo de tudo por direito na época e/ou local determinado. O dízimo válido hoje é o da ordem do Sacerdócio de Melquisedeque , o dízimo é um mandamento oral e moral antes da lei escrita. O dízimo é uma medida de cálculo e a prática do dízimo não é pecado. O dízimo independente da época ou local designado por Deus é 10% de todos os lucros que chegava as mãos do povo e não do prejuízo. Das 10 partes(100%) que vc recebe de Deus 1 parte(10%) é dele. Abraço !

      Excluir
  19. entao do ponto de vista dos que condena o dizimo pregado pelas igrejas evangelicas.aquele que entrega o dizimo sera condenado por Deus. vai ser punido por que tem fe nele. e isso.

    ResponderExcluir
  20. Se cobram o dízimo usando a lei que cumpram também toda a lei de administração do dízimo.
    Será possível fazer isso ...pelo contrário cobram das viúvas, pobres , estrangeiros e etc

    ResponderExcluir
  21. É como as sinagogas são mantidas hoje?

    ResponderExcluir
  22. Diante de tudo que foi tudo que foi exposto, refleti e fiquei com algumas dúvidas:

    1. Se todos os dízimos eram entregues na Casa do Tesouro (e só havia uma em todo o Israel), aonde os judeus entregam o dízimo depois que o Templo foi destruído?

    2. Os gentios seguidores do Caminho (cristãos) podiam frequentar o Templo ou as sinagogas dos judeus?

    3. Os lugares onde os cristãos se reuniam (os lares e as praças) substituíram o Templo e as sinagogas?

    4. Templo e igreja são a mesma coisa?

    5. Onde Deus habita: no templo e sinagogas judias ou na igreja cristã?

    6. Porque os cristãos só cumprem parte da lei de Deus dada aos judeus?

    7. Quando o templo for novamente reconstruído os cristãos e os judeus irão professar a mesma fé e obedecer às mesmas leis?

    8. Jesus mandou a igreja cristã primitiva construir templos e acumular bens?

    9. Quem sustentava a igreja primitiva, com quais recursos e para que eram usados?

    10. Algum discípulo recebia dízimos?

    11. No Novo Testamento está escrito que algum apóstolo, discípulo ou seguidor de Cristo ficou rico cumprindo o ide para pregar o evangelho?

    12. Jesus, sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque, recebeu dízimos?

    Agradeço se alguém puder me ajudar a esclarecê-las.

    Que Deus abençoe a todos!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo boa noite , responderei as 12 perguntas mas antes por favor me diga: 1. Você já aceitou Jesus Cristo como o seu único Senhor e Salvador ? 2.Você congrega em alguma igreja qual o nome dela ? 3. Você tem um pastor como líder ? 4. Você é batizado nas águas e no espírito de Deus ? 5.Você é contra o dízimo no N.T. ? Você sabe onde tem algum versículo onde diz que o dízimo foi abolido ? 6.Onde diz na bíblia que os cristãos não podem obedecer os mandamentos orais e morais de Deus ? Onde diz que o dízimo só era entregue somente na casa do tesouro ? (Hb7:6) 7.Onde está escrito na bíblia que os cristãos só se reuniam nas praças e nas casas ? 8.Onde está escrito na bíblia que a igreja atual constituída também por pessoas não pode ou é proibido construir templos ? 9. Onde está escrito na bíblia que os líderes das igrejas não podem receber dízimos(1co9:13-14) ? 10. Onde Deus disse na bíblia que algum discípulo ou apóstolo tem que viver uma vida miserável cumprindo o íde para pregar o evangelho ? 11.Templo também significa "casa de oração" Mt21:13 e "casa de Deus"Lc2;49 A igreja também é a "casa de Deus" 1Tm3;15 É bem claro e visível no N.T. que os cristãos primitivos e convertidos inclusive os apóstolos(discípulos) se reuniam também dentro de Igrejas cristãs e sinagogas (At11:25-26) (At25:9-11) (1Tm3:15) Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo. (At9:31) Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.(1Cor10:32) Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.(1Co14:33) Congregar dentro de uma (igreja templo) onde é pregado o ensino cristão não é pecado. A palavra igreja (do grego ἐκκλησία, ekklēsía, significando "assembleia","convocação") utiliza-se para descrever não apenas uma comunidade religiosa cristã mas também a construção usada para serviços religiosos públicos, dedicando-se geralmente aos do culto cristão. Outro termo para definir o edifício dedicado ao culto cristão é templo onde é pregado o ensino cristão ."E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas."(1Cor12:28) (Ef4:11) Pois a Igreja é o Corpo de Cristo; é nela que Cristo está completamente presente, ele completa todas as coisas em todos os lugares. (Ef1:23)Jesus é o magnífico sacerdote sobre a Casa de Deus.(Hb10:21) (Ef1:23)(1Tm3;15) (At11:25-26) (At25:9-11) (Ef4:11) (At20:28) (Cl1:18) 12.Digno é o Cordeiro, QUE FOI MORTO , de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.(Ap5:12)

      Excluir
    2. Amado Marcelo, perdão!

      Não quero causar contenda ou debate, apenas aprender. Na multidão de conselhos há sabedoria.

      Fiz perguntas para obter respostas mas você me respondeu com mais perguntas, o que me deixou ainda mais confuso, principalmente porque a numeração das suas respostas/perguntas, não está de acordo com minhas perguntas; ficou parecendo que você pulou algumas.

      Quanto às perguntas pessoais que você me fez (1 a 5) dessas eu sei a resposta mas das outras não.

      Vou esperar que outros cristãos possam compartilhar comigo os seus conhecimentos e não somente suas convicções, porque só o Espírito Santo de Deus pode nos convencer do pecado, da justiça e do juízo.

      A paz do Senhor Jesus seja contigo!

      Excluir
    3. Eu disse que responderia as 12 perguntas como eu respondi algumas delas , mas antes por favor me diga: Você já aceitou Jesus Cristo como o seu único Senhor e Salvador ? 2.Você congrega em alguma igreja qual o nome dela ? 3. Você tem um pastor como líder ? 4. Você é batizado nas águas e no espírito de Deus ? 5.Você é contra o dízimo no N.T. ? Você simplesmente não respondeu se sabe as respostas porque não respondeu ? Quero saber com quem estou falando se um verdadeiro cristão ou algum membro de uma seita pseudo cristã. Respondi sim como uma amostra grátis algumas de suas questões , para uma abordagem mais completa responda as minhas 5 questões e eu responderei o restante das suas.

      Excluir
    4. R. 1) Uma vez que não há mais pessoas da tribo de Levi trabalhando no Templo Sagrado, todo judeu tem a obrigação de dar um décimo de seu lucro para caridade e ajuda aos necessitados. Isto inclui desde comida para pobres, até bolsas de estudos e projetos e a qualquer indivíduo ou instituição beneficente de nossa escolha.

      Há muitas leis relativas ao maasser (dízimo) inclusive relativas ao plantio e colheita da terra em Israel que vigoram até hoje, beneficiando viúvas, órfãos e necessitados. As sinagogas encontram algumas formas de modelo de sustento.

      a) Patrocinio por algum(ns) empresário(s) ou entidade judaica

      b) Pagamento de valor mensal como em um clube, tendo sócios, porém nunca se exige o pagamento dessa mensalidade para acesso aos cultos, é totalmente opcional e de forma transparante, paga quem pode e não se sabe quem paga ou não

      c) Venda de lugar na sinagoga nas grandes festas, Ano Novo judaico e Dia do Perdão, muitas sinagogas sobrevivem o ano inteiro somente com a cobrança nessas duas datas.

      d) Doação voluntária esporádica. Se um judeu convertido a Cristo congregar em uma igreja cristã ou templo cristão e entregar o dízimo na ordem do sacerdócio de Melquisedeque não é pecado ao contrário está correto. Onde há ordem de Sacerdócio há o dízimo. Todos judeus convertidos e cristãos devem entregar o dízimo cientes que entregam o dízimo não mediante a ordem de Sacerdócio levítico mas mediante ao Sacerdócio de Melquisedeque.(Hb7:11) (Hb7:8) (Hb8:4)
      R.2) “Eu tenho falado francamente ao mundo; ensinei frequentemente nas sinagogas e no templo, onde todos os judeus se reúnem, e nada disse em segredo (João 18:20) (At14:1) (At9:20) (At18:4) E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus, o Cristo.(At5:42) Ora quem ensinavam no templo e nas sinagogas era Cristo e os cristãos.
      R.3) Os cristãos também se reuniam nas casas (At8:3) (1Co16:19) no templo(At5:42) Não foi substituído. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.(1Cor10:32) Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.(1Co14:33) A igreja ou templos de Deus são apenas o lugar onde é pregado a sã doutrina a palavra de Deus. Os “santos e o povo de Deus são as pessoas.
      R.4) Congregar dentro de uma (igreja templo) onde é pregado o ensino cristão não é pecado. A palavra igreja (do grego ἐκκλησία, ekklēsía, significando "assembleia","convocação") utiliza-se para descrever não apenas uma comunidade religiosa cristã mas também a construção usada para serviços religiosos públicos, dedicando-se geralmente aos do culto cristão. Outro termo para definir o edifício dedicado ao culto cristão é templo onde é pregado o ensino cristão ."E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades

      Excluir
    5. de línguas."(1Cor12:28) (Ef4:11) Pois a Igreja é o Corpo de Cristo; é nela que Cristo está completamente presente, ele completa todas as coisas em todos os lugares. (Ef1:23)
      R.5) Porque assim diz o Alto e o Excelso, que “habita na eternidade” e cujo nome é santo: “Num alto e santo lugar habito”, e “também com o contrito e humilde de espírito”, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos. (Is57:15) Deus é onipresente ele pode estar presente e habitar no lugar que ele quiser e com quem ele quiser.
      R.6) As leis dos judeus após a vinda de Cristo foram abolidas ou alteradas Ex: olho por olho , o divórcio , o sábado , etc , etc... ou seja os cristãos não precisam praticar. Também muitas dessas leis são de sacrícios e leis cerimoniais. Mas vários mandamentos orais e morais do A.T. antes da lei e depois da lei foram mantidos e também constam no N.T. na época de Cristo e após a ressureição essas ainda podem ser praticadas.(Ap14:12)
      R.7) Quando o terceiro templo for reconstrído muitos dos judeus (não todos) provavelmente vão continuar praticando Leis cerimoniais e de sacrifícios e até o dízimo na ordem do sacerdócio levítico e não o dízimo na ordem do sacerdócio de Melquisedeque. O que foi mudado na ordem sacerdotal de receber o dízimo foi o direito de receber o dízimo passou agora para os ministros do evangelho.(1Co9:13-14) (Hb8:4) Os judeus e os cristãos e todos os que creem e que querem a salvação eterna devem guardar os mandaamentos orais e morais de Deus e a fé em Jesus(Ap14:12)
      R.8) Jesus nunca foi contra o povo de Deus contruir templos , igrejas , sinagogas ,casas e se reunir nesses locais.
      R.9) Quem sustentava a igreja primitiva era o povo de Deus que tinha fé em Jesus Cristo. (2Co8:12) (Lc8:1-3)
      R.10) Os discípulos recebiam a mesma proporção ou até mais do que a proporção do dízimo. (2Co8:12) (At4:36-37) (Lc16:10) (Lc8:1-3) (2Co8:2-3)
      R.11) No N.T. não está escrito que algum apóstolo , discípulo ou seguidor de Cristo ficou rico cumprindo o Íde para pregar o evangelho , mas também não diz que algum apóstolo , discípulo ou seguidor de Cristo tinha que ser pobre cumprindo o íde para pregar o evangelho.
      R.12) Jesus quando estava em carne na terra ainda não era Sacerdote na ordem de Melquisedeque(Hb8:4) mas recebeu bens e sustento(Lc8:1-3) (Mt4:11) (Mt2:11) Agora a Igreja é o Corpo de Cristo; é nela que Cristo está completamente presente, ele completa todas as coisas em todos os lugares. (Ef1:23) Jesus é o magnífico sacerdote sobre a Casa de Deus.(Hb10:21) (Ef1:23)(1Tm3;15) (At11:25-26) (At25:9-11) (Ef4:11) (At20:28) (Cl1:18) 12.Digno é o Cordeiro, QUE FOI MORTO (Jesus ) , de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.(Ap5:12)

      Excluir
    6. Lembrando que os cristãos só podem praticar algo do A.T. se tiver contexto também no N.T. ou também podem praticar se não foi abolido do N.T. Ex: oração jejum , voto e o dízimo.

      Excluir
    7. Um judeu que pratica o judaísmo e que não é convertido a Cristo não vai praticar as doutrinas do cristianismo.

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Vis%C3%A3o_do_juda%C3%ADsmo_sobre_Jesus

      Excluir
  23. Aquele que explora a fé, e dela sobrevive, explora o q não é seu, e se apropriar de propriedade alheia. è devedor dos mandamentos de Deus em vários deles, ex: como não roubarás, não cobiçarás nada alheio. Mas as pessoas q fazem isso, são parte de uma máquina do mal, como é , ou foi até aqui a CÃMARA FEDERAL E SENADO. Esses `Pastores e outros q exploram o povo, não tem TEMOR nenhum a Deus, não dá para dizer q são ignorantes, q desconhecem as escrituras, na verdade são mal Intencionados. Exploradores de pessoas simples, sem conhecimento, q ficam a mercê de Lobos devoradores, com o afirmou o Apóstolo Paulo. Desde q comecei ler a bíblia tive esse entendimento q não somos devedores do dízimo. Acontece q como na política e em todo seguimento social em q o homem faz parte o mal ali tb está.

    ResponderExcluir