segunda-feira, 15 de julho de 2013

CORPO, ALMA E ESPÍRITO



CORPO, ALMA E ESPÍRITO 

Introdução:

Muitas pessoas têm dúvidas quanto a este assunto, outras entendem completamente errado pela ótica cristã greco-romana e ainda outras têm medo de saber, porém, se quisermos saber realmente o verdadeiro sentido deste assunto, devemos recorrer a fonte de todo o conhecimento divino, as Escrituras Sagradas em sua Língua Original.
Aqui está um pequeno esboço sobre o assunto Corpo, Alma e Espírito de uma maneira bem simples de se entender, é válido lembrar que esta explicação está totalmente de acordo com o contexto hebraico das Escrituras, aqui não entrou conceitos cristãos, exotéricos e gnósticos.
Para melhor facilitar ao leitor, colocamos sob a forma de perguntas e respostas, assim, fica bem mais fácil se alcançar o entendimento do assunto.

O que ocorre após a morte?

Resposta bíblica, absolutamente NADA: 

"Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas quem está morto não sabe de COISA NENHUMA, nem tampouco terão eles alguma vantagem, pois sua memória jaz no esquecimento" (Eclesiastes 9:5)

Qual é o significado de alma e espírito?

Para classificar Alma e Espírito, observe como o contexto hebraico classifica cada um, para tanto devemos ir ao Bereshit/Gênesis2:7 onde tudo começou:

וייצר יהוה אלהים את האדם עפר מן האדמה ויפח באפיו נשׂמת חיים ויהי האדם לנפשׂ חי - Gênesis :7

"vaiytser Adonay Elohim et ha'adam apar min ha'adamá vaipach be'apayv n'shamá'th chaiym vaiechi ha adam le nefesh chayáh"   (Gênesis 2:7)

"Então, formou Adonai Elohim ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma viva"  (Gênesis 2:7)

Oque é corpo?

Corpo é a matéria orgânica que compõe uma pessoa, esta matéria orgânica é completamente perecível e se desfaz após o óbito de uma pessoa.

O que é Alma?

Há dois conceitos para "Alma" em hebraico que são:

* N'shamá=נִשְׁמַ - que significa intelecto/inteligência e razão/psiquê.

* Nefesh=נֶפֶשׁ - que significa a própria pessoa viva, assim, o ser humano possui dois conceitos para alma, um abstrato e outro concreto.

O que vem a ser o espírito?

Quanto ao "Espírito" há apenas uma definição que é:

* Ruach=רוּחַ - Literalmente quer dizer sopro, vento e, é o que da a vida as outras duas partes n'shamá e nefesh, assim quando uma pessoa morre, a nefesh se decompõe e a n'shamá fica inativa pela falta da nefesh, quanto a ruach, ela retorna para o seu doador que é o Eterno, Eclesiastes 12:7 explica isto melhor:

"E o pó volte a terra como o era, e o espírito volte ao Eterno que o deu" (Eclesiastes 12:7)

A compreensão para este assunto está em Bereshit/gênesis 2:7 onde a Torah declara que o ser humano é formado por espírito+alma+corpo; o espírito é Ruach/Sopro, a alma se divide em dois conceitos: N'shamát e Nefesh, o corpo é a matéria.
Sobre a Alma:

N'shamat é o intelecto, a razão, a inteligência, o psiquê.
Nefesh é a união do corpo/matéria com o espírito/Ruach formando uma alma viva ou pessoa viva. Texto da Torah que comprova isto:

וייצר יהוה אלהים את האדם עפר מן האדמה ויפח באפיו נשׂמת חיים ויהי האדם לנפשׂ חיה - Gênesis 2:7

"Vayiytser Adonay Elohim eth haAdam afar min ha'adamáh vaypach be'apayv N'shamát chayiym vayhy haAdam le'Nefesh chayah" - Gênesis 2:7

"Então formou Adonai Elohim ao homem da poeira da terra e lhe Soprou na narinas o fôlego de Vida, e o homem tornou-se uma alma viva" (Gênesis 2:7)

Um animal possui alma?

Quanto aos animais, eles também possuem espírito+alma+corpo porém com apenas uma diferença, animal não possui a N'shamat(intelecto, razão,inteligência, psiquê), a alma do animal é constituída apenas de Nefesh, isto é, corpo/matéria+espírito/Ruach/sopro.
Por isso que a Torah faz esta divisão da Alma(N'shamat+Nefesh), o homem possui as duas e os animais não, o cristianismo erra quando classifica n'shamat e nefesh como se fosse uma coisa só, e não é. Alma vivente é o mesmo que ser vivente, nesta condição de ser vivo o homem não é diferente dos animais, veja como  Tanach Hebraico não faz diferença nenhuma:

"Porque o que acontece aos filhos dos homens acontece aos animais, o mesmo lhe acontece, como morre um, assim morre o outro, todos têm a mesma Ruach/sopro de vida, e nenhuma diferença tem o homem sobre os animais, porque tudo é vaidade, todos vão para o mesmo lugar, ambos procedem do pó e ao pó tornarão" (Eclesiastes 3:19 e 20)

Observe que na condição de ser vivente o homem não é diferente dos animais, ambos possuem Ruach+Nefesh+corpo, até a morte deles é a mesma, isto é, saindo a Ruach morre o corpo e ambos voltam ao pó, a única diferença está na N'shamat que faz do homem um ser inteligente, pensante, dotado de discernimento espiritual e intelectual, por isso Adonai pôs o homem para reinar sobre os animais(Gênesis 1:28/Salmos 8:6 a 8).

Para onde vai o espírito dos animais?

Simples, volta para Aquele que o soprou, Salomão fez esta mesma pergunta mas de uma maneira explicativa após ter dito que o homem não tem nenhuma vantagem, quando morre, sobre os animais, ou seja, a matéria volta para o pó e a Ruach/sopro volta para D'us:

"Será que a Ruach dos filhos dos homens se dirige para cima e a dos animais para baixo, para terra????
Assim, não há coisa melhor para homem do que se alegrar em suas obras, porque é aqui sua recompensa, quem o fará voltar para ver o que acontece depois? (Eclesiastes 3:21 e 22)

Conclusão:

Todo ser vivo é composto de espírito+alma+corpo, quando este ser morre, seu espírito/sopro/ruach que gera a vida, volta para quem deu este gerador de vida, o Eterno, em se tratando de um ser humano, sua nefesh se decompõe e a n'shamá fica inativa pela falta da nefesh, quanto a ruach, ela retorna para o seu doador que é o Eterno(ver Eclesiastes 12:7).
Assim, cai por terra o conceito de vida após a morte, ou imortalidade da alma, e as Escrituras confirmam isto:

"Eis que todas as almas são minhas, tanto a alma do pai como a alma do filho é minha, a ALMA que pecar esta MORRERÁ" (Ezequiel 18:4)

"Ao ÚNICO que possui a IMORTALIDADE, que habita em Luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver, a Ele seja a honra e o poder eterno. Amémn!" (I Timóteo 6:16)

Assim, a alma dos seres vivos são todas MORTAIS, apenas o Eterno é imortal e possui a imortalidade eterna, alcançaremos esta imortalidade somente após a glorificação.


Rosh: Marlon Troccolli

11 comentários:

  1. antes eu cria q existia inferno e as almas estava la, mas depois q comecei a ler e estudar vi q não era bem assim, esses estudo so vieram confirmar aquilo q YHWH tem me mostrado a cada dia, e observar mais sua palavra pra não cair no erro q muitos homens estão caindo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro senhor Wander Miranda, está enganado em seus estudos, pois sim, existe um lugar onde as pessoas boas recebem uma recompensa e os maus são punidos. Por favor adquira o livro 13 Princípios da Fé de Maimônides, nesse livro o senhor terá uma melhor compreensão, agora é lógico que a visão judaica de vida após a morte é diferente a crença cristã.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Entrei neste site para averiguar as crenças judaica é das testemunhas Cristãs de Jeová são bem parecidos

      Excluir
    4. Os adventistas ensina igual os testemunhad de jeova e igual ao judaismo nazareno a alma e mortal

      Excluir
  2. Assim cai por terra a crença na vida após a morte?????
    Como assim? Se a vida após a morte é fundamental na crença judaica. A criação do homem atesta a vida eterna da alma.
    Que coisa mais maluca é essa???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida pós morte para judeus e judeus cristãos é a ressureição amado.. E não imortalidade da alma

      Excluir
    2. Exatamente! Nossa esperança está má ressurreição ....

      Excluir
  3. Durante muito tempo acreditei em uma na imortalidade da alma mas apos ler as escrituras percebi que a única reconpenca que receberemos é na volta de Yeshua.

    ResponderExcluir
  4. Então o NÉPHESH equivale ao SÔMA ,no grego ?

    ResponderExcluir
  5. O diabo deve estar feliz ao saber que nao tem inferno, condenaçao eterna.. se assim fosse haveria mais contradiçao na biblia do que em qq outro livro...
    "E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo".(palavras de Yeshua)
    Mateus 10:28

    ResponderExcluir