terça-feira, 23 de julho de 2013

PODE A MULHER USAR CALÇA COMPRIDA???



Pode a mulher usar calça comprida???

Texto chave:

“Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao SENHOR teu D’us.” (Deuteronômio 22:5)

Muitas denominações pegam este versículo como base para afirmar que mulher não pode usar calça,mas estaria isto dentro do contexto das escrituras? para isso iremos usar um pouco os textos originais.

D’varim(deuteronômio 22:5) lo yihyeh keliy geber al ishah velo yilbashgeber simlat  ishahkiyto abath Adonay eloheykha kolo oseh elleh

לא יהיה כלי גבר על אשה ולא ילבש גבר שמלת אשה כי תועבת יהוה אלהיך כל עשה אלה׃ D’varim 22:5

Keliy - esta palavra em hebraico é designada para apontar utensílios militares tais como bainha de arma, couraça, armaduras, ou seja o que não é permitido é a mulher não usar utensílios masculinos.

Simlath - é uma palavra, artigo que se dar nome, para se referir a xalé,o que conhecemos hoje como Talit.


2 Samuel 12:20 “Então Davi levantou-se do chão, lavou-se, perfumou-se e trocou de roupa. Depois entrou no santuário do Senhor e o adorou. E, voltando ao palácio, pediu que lhe preparassem uma refeição e comeu.”

2 Samuel 12:20 Vayaqam David meha'arets vayirchats vayasekhvaychallephsimlah [simlothâyv]vayabo Beyt Adonay vayishtachu vayabo el-beyto vayish'alvayasiymu lo lechem vayo'kal

ויקם דוד מהארץ וירחץ ויסך ויחלף שמלתו ויבא בית יהוה וישתחו ויבא אל ביתו וישאל וישימו לו לחם ויאכל׃ - Samuel 12:20

Será que estamos vendo então David se vestindo de mulher para entrar no santuário? Claro que não, o que acontece é que tanto homens e mulheres usavam as mesmas vestimentas, o que mudava eram os trajes íntimos e utensílios.

Citando outro exemplo na Torah:

Gênesis 37:3 “Ora, Yisrael gostava mais de José do que de qualquer outro filho, porque lhe havia nascido em sua velhice; por isso mandou fazer para ele uma túnica longa”

Gênesis 37:3 Veyisra'el ahab et-Yosef mikol-banayv kiy-ben-zequniym hu'lo ve`asah lo cpassiym

וישראל אהב את יוסף מכל בניו כי בן זקנים הוא לו ועשה לו כתנת פסים Gênesis 37:3

Kethoneth - era a principal vestimenta de homens e mulheres.

2 Samuel 13:19 vatiqach Tamr efer al-ro'shah uketonet hapassiym asher aleyhqara ah vatasem yadah al-ro'shah vatelek halok veza`aqah

ותקח תמר אפר על ראשה וכתנת הפסים אשר עליה קרעה ותשם ידה על ראשה ותלך הלוך וזעקה 2 Samuel 13:19

Aqui podemos ver que tanto José(homem) como Tamar(mulher) usavam Kethonet, quem estava usando roupa de homem ou de mulher? o que fica claro examinando as Escrituras é que tanto homem e mulher usavam vestimentas muito parecidas, o que certamente mudava eram os detalhes,utensílios,hoje temos calça para homem e mulher, será que o homem poderia vestir uma calça feminina se é roupa de homem então? Nada melhor do que examinarmos as escrituras no seu contexto original e tiramos qualquer tipo de fermento(doutrina) que esteja fora dela, doutrina de homens, são dogmas fora sem contexto. 

O que é expressamente proibido nas Escrituras é a SENSUALIDADE e isto é válido tanto para homens como para mulheres, ou seja usar calça comprida não é errado ou considerado pecado  nas Escrituras, porém tomemos cuidado com a sensualidade.

Obs.: Porém, é recomendável tanto ao homem como a mulher que, ao frequentarem uma Beyt ou Sinagoga, devem vestir-se com trajes apropriados à Adoração e louvor ao Eterno, típico a ambientes litúrgicos, ou seja, o homem deve evitar bermudas e camisetas, e a mulher calça compridas e mini-saias, de preferência portando um  véu.

Shalom Aleichem!


Autor: Ricardo de Oliveira Machado

1 comentários:

  1. o autor do texto acima aplicou a interpretação errada, roupa de homem nunca foi parecida com a da mulher

    ResponderExcluir