domingo, 2 de novembro de 2014

O USO DO KIPÁ É ANTI-BÍBLICO??



O USO DO KIPÁ É ANTI-BÍBLICO???

1 – Introdução:

Não é novidade para ninguém que na internet há muita coisa boa e aproveitável, mas tem também muito LIXO descartável, frequentemente vejo postagens na net criticando e condenando o uso de certos costumes e tradições deixadas por nossos Patriarcas e praticados por nosso povo a milênios tais como o uso da Estrela de David (מגן דוד - Magen David), o uso de cobertura sobre a cabeça (precisamente do Kipá), o uso do Talit entre outras coisas, na realidade, quem se coloca contra estes costumes desconhecem completamente o verdadeiro contexto sócio-cultural e religioso do povo de Yisrael do passado bem como dos yehudim notzerim (judeus nazarenos) históricos que viveram no primeiro século da era comum, em primeiro lugar é preciso saber que, os nazarenos históricos eram JUDEUS de verdade vindos do judaísmo comum e não cristãos gentios, se eram judeus então DESCONHECIAM dogmas cristãos tais como trinitarismo e unicismo criados séculos mais tarde pelos ditos pais da igreja romana, eles praticavam a Fé Patriarcal de Avraham, Yitz’chak e Ya’akov, a Fé que uma vez foi dada aos tzidakim (ver Judas 1:3), tudo isso faz-se necessário saber para se evitar certas bobagens que estão sendo postadas na internet.

Também fico muito triste quando vejo postagens de duras críticas contra Yisrael como nação e contra o judaísmo como instituição religiosa, sabemos que o judaísmo   comum está afastado da verdadeira Fé Patriarcal, mas Yisrael será sempre o povo eleito do Eterno, NADA nesta terra tirará este status deles, apenas Adonai pode julga-los, critica-los, condena-los ou Restaura-los, Yisrael é um assunto de D’us e NINGUÉM tem que se envolver nisso.
  
Entrando no mérito da questão, alguns alegam que o kipá é apenas uma tradição determinada pelo Talmud ou pela tradição judaica, porém quando estudamos as Escrituras dentro do contexto hebraico percebemos que o uso de coberturas sobre a cabeça era permitido e, em alguns casos até instituído pelo Eterno, que homens cubram suas cabeças em oração ou adoração. Este é um estudo do hebraico e do aramaico na Torah e nos Ketuvim Notzerim respectivamente para esclarecer o uso do kipá ou qualquer outra forma de cobertura sobre a cabeça. Deixem-me apenas esclarecer uma coisa: A COBERTURA DA CABEÇA NÃO PRECISA OBRIGATORIAMENTE TER O FORMATO DE UM KIPÁ TRADICIONAL.

2 - No Princípio:

Vamos voltar ao Princípio, em B’reshit/Gênesis 1:26 onde o Eterno criou o homem à Sua imagem e semelhança. Originalmente o homem era coberto das vestes de luz (or) e glória (kavod) por majestade e esplendor, tal qual proclamado em Tehilim/Salmos 104:1-2: "Eterno D’us meu, tu és magnificentíssimo; estás vestido de glória e de majestade. Ele se cobre de luz como vestes...". Sabemos disto por causa da palavra "nu" no hebraico em B’reshit. Antes da queda do homem, a palavra "arom" é usada em B’reshit 2:25, o que indica um estado de nudez parcial. Já depois da queda, a palavra usada em B’reshit 3:7 é a palavra 'erom', que significa no hebraico uma nudez completa. Algo aconteceu ao homem quando ele caiu. Ele perdeu a "cobertura" que tinha recebido do Eterno na criação. E o Eterno o vestiu em B’reshit 3:21 com uma roupa substituta que Ele mesmo fez.

Atualmente, estamos em semelhança à carne do pecado (Romanos 8:3) e não ao Eterno. Não somos mais perfeitos como Ele nos ordenou sermos (Matitiyahu/Mateus 5:48) por causa da queda. SOMENTE YESHUA É ATUALMENTE IMAGEM E SEMELHANÇA DO ETERNO (1 Cor. 11:7; 1 Cor. 15:49; Rom. 8:29). Na ressurreição, nasceremos de novo em Sua imagem e semelhança, como filhos de Elohim - O Único e Verdadeiro, depois de deixarmos de lado esta carne pecaminosa e corruptível e nos vestirmos com um corpo incorruptível como o de Yeshua.

3 - Moshe, Nosso Exemplo:

Um de nossos grandes exemplos na Torah é o de Moshe Rabeinu (Moisés, nosso professor). Em Shemot/Êxodo 3:4-5, o Eterno ordena a Ele que remova as sandálias pés ele estava em solo santo. Moshe, sendo um pastor no deserto de Midian certamente usava algum tipo de cobertura na cabeça para protegê-lo do sol escaldante e do calor do deserto, mas o Eterno NÃO ordenou que ele removesse a cobertura da cabeça ao entrar em Sua presença.

Depois do Êxodo do Egito, o Eterno disse a Moshe que separasse os primogênitos como cohanim (sacerdotes) a Ele (Shemot/Êxodo 13:1-2, 19:3-24, 24:4-8). Isto mudou após o incidente do bezerro de ouro e o Eterno escolheu os filhos de Levi para serem cohanim uma vez que os primogênitos haviam pecado contra Ele. Eles se desqualificaram do ofício de sacerdote por causa da idolatria. O Eterno os ordenou que removessem os "ornamentos" no Monte Horev. A palavra aqui é 'adi', que significa adorno, correia, coroa ou cobertura para a cabeça. Ao remover a 'cobertura para a cabeça' deles, o Eterno os removeu do ofício de sacerdotes. A "glória, honra e esplendor" foram removidos deles e dados à tribo de Levi. Ao sacerdócio levítico/aarônico foi comissionado ministrar diretamente ao Eterno no Mishcan (Tabernáculo) - vide Shemot/Êxodo 28:1 e Bamidbar/Números 8:16

4 - Vestes Sacerdotais:

As vestes sacerdotais foram dadas aos cohanim (sacerdotes) e aos levi'im (levitas) para "glória e ornamento". (Shemot/Êxodo 28:2). Também lemos em Yeshayahu (Isaías) 61:3-7: "...vestes de louvor... Porém vós [TODO YISRAEL, e não somente os levi'im] sereis chamados sacerdotes do Eterno, e vos chamarão ministros de nosso D’us...lugar da vossa vergonha [ou nudez]". No Reino do Eterno, todo Yisrael será feito sacerdotes a Ele, conforme dito em Shemot/Êxodo 19:6. Creio que estes são os B'nei Tzadok (Filhos da Justiça) em Yecheskel/Ezequiel 44:15 e Apocalipse 20:6. De acordo com os Ketuvim Notzerim, somos todos sacerdotes AGORA (1 Kefá 2;5; Ap. 1:6). Como sacerdotes, o Eterno nos deu vestes para cobrir nossa "nudez" e refletir a Sua glória, esplendor e beleza: o Talit e a cobertura da cabeça.

5 - Cobertura Para as Cabeças:

A palavra usada em Shemot/Êxodo 29:9 e 39:28 para se referir à peça de vestuário usada pelos cohanim (sacerdotes) como parte de suas vestes é migbaá. A palavra 'migbaá' deriva da palavra 'Gueba', que por sua vez vem de uma raíz léxica pouco usual: 'Guebia'. Esta raiz significa algo convexo, um cálice de uma flor, um copo ou tigela. O Dicionário Bíblico "The Interpreter" volume 1 página 532 diz (e aqui traduzimos que: "o chapéu de um sacerdote era um objeto cônico de linho aveludado que era preso à cabeça do sacerdote como SINAL da sua investidura. O chapéu era um item peculiar das vestes sacerdotais". Pelo que vemos do significado hebraico da palavra, associado à descrição dada por este dicionário, concluímos que os cohanim (sacerdotes) usavam uma cobertura convexa e aveludada no serviço ao Eterno. Não é difícil perceber que este 'design' é extremamente semelhante ao do kipá moderno!

A mitra (ou turbante oficial) do Cohen Gadol (Sumo Sacerdote) é chamada no hebraico de mitsnefet. De acordo com Philo e com Josefus era uma cobertura tradicional de um sacerdote porém com um turbante azul escuro por cima. Josefus (Antiq. 111.7.3,6) diz que a cobertura de cabeça dos sacerdotes era feita dobrável e por isto se tornava como um kipá atual. O comentário de Clarke, vol. 1, página 445 nos diz que "mitsnefet vem da raiz 'enrolar' (tsanaf) ou envolver, e evidentemente significa o mesmo que a cobertura de cabeça tão usual nos países do oriente, à qual chamamos de turbante..' Nota: apenas o Cohen Gadol (Sumo Sacerdote) usava turbante ou mitra, enquanto os cohanim (sacerdotes) regulares usavam algo semelhante a um kipá!

Os Ketuvim Notzerim dizem que somos sacerdócio santo (isto é, separado) oferecendo sacrifícios espirituais ao Eterno (1 Kefá 2:5). Não deveríamos então ter algum tipo de cobertura para a cabeça ao ministrarmos como sacerdotes perante o Eterno? Lembrem-se: estamos falando apenas da Torah, e não de tradição ou mesmo do Talmud. O interessante é que, de acordo com a Torah, o Cohen Gadol (Sumo Sacerdote) jamais poderia descobrir sua cabeça, mesmo quando lamentando pelos mortos (ver Lev. 21:10-11). Yeshua é o nosso Sumo Sacerdote segundo a ordem de Malki-Tsedek (Ivrim/Hebreus 6-8, Tehilim/Salmos 110:4-6). Não é difícil de imaginar que Ele use uma cobertura de cabeça ao ministrar como nosso Sumo Sacerdote no Mishcan (Tabernáculo) celestial.

6 - O Noivo:

Yeshayahu (Isaías) 61:10 diz: "...como um noivo se adorna com turbante sacerdotal..." Aqui a palavra que é traduzida erradamente como turbante é pe'er, que significa 'embelezamento', isto é, uma bela cobertura de cabeça. Repare que este verso diz que o noivo usa uma cobertura de cabeça no seu casamento! Yeshua está voltando como NOIVO para casar-se com Yisrael depois da tribulação, e para as bodas de casamento do Cordeiro. Não é difícil supor que Ele estará usando uma cobertura na cabeça.

7 - O Rei David:

David HaMelech (O Rei David), um homem segundo o coração do Eterno, estava adorando com a cabeça coberta quando suas orações foram atendidas. Em II Sh'muel 15:30-37, David foi ao monte das oliveiras (exatamente como Yeshua fez posteriormente) chorando, descalço, e com sua cabeça coberta. E TODOS cobriram suas cabeças e subiram chorando... e David disse: "Ó Eterno, oro a Ti..." David estava buscando a face do Eterno, pedindo por socorro. E ele estava ORANDO COM A CABEÇA COBERTA. Se o Eterno o atendeu, então por que alguns condenam o uso da cobertura da cabeça??? Infelizmente interpretam ERRADAMENTE as palavras do rabbi Shaul haShaliach.

8 - O Livro de Daniel:

Chananiyah, Mishael e Azrariyah foram três judeus levados cativos a Bavel (Babel/Babilônia) entre 598 e 582 AEC. Daniel e estes três judeus serviram na corte de Nabucodonosor. Eles SE RECUSARAM a se contaminarem com o paganismo de Bavel (Babel/Babilônia). Em Daniel 3:21, vemos que eles SE RECUSARAM A SE PROSTRAREM perante os deuses e costumes da região e foram jogados na fornalha ardente com sua 'Karbalá'. Esta palavra aramaica também significa 'cobertura de cabeça' ou turbante. Vemos então claramente que o kipá NÃO É um costume babilônio como alguns alegam. Sabemos que os babilônios usavam chapéus ou turbantes em seu dia-a-dia, mas isso não significa que os judeus importaram o costume deles. Aqui vemos claramente que os judeus JÁ USAVAM COBERTURA DE CABEÇA ANTES do cativeiro. Sabemos também que no Oriente Médio muitos homens usam cobertura de cabeça. Ou seja, os judeus levaram este costume ao exílio em Bavel (Babel/Babilônia). Eles não aprenderam este costume lá como alguns erroneamente alegam. Yechezkel (Ezequiel), que profetizou um pouco antes do cativeiro, recebeu uma ordem do Eterno para por o seu "turbante" na cabeça em Ezequiel. 24:15-17 e novamente em 20-23!

9 - O Comentário de Shaul haShaliach:

Passarei agora a mostrar alguns pontos usados erroneamente e de maneira leviana para tentar desviar a mente do leitor do verdadeiro sentido do texto bíblico e das palavras de Shaul, derrubando com todos os SOFISMAS. Algumas pessoas infelizmente por falta de conhecimento histórico, fazem uma leitura super equivocada das palavras de Shaul em I Coríntios 11, pois não levam em consideração os aspectos culturais, sociais, históricos e religiosos da época, Shaul não está falando neste texto sobre nenhuma cobertura sobre a cabeça, e nem poderia, pois ele era fariseu e também usava Talit, Yeshua declarou que os fariseus alongavam as franjas de seus Talitôt com o fim de serem vistos pelos homens(ver Mateus 23:5), logo, os fariseus usavam Talit, o contexto cultural do texto mostra se tratar de CABELOS e não de coberturas externas, a Carta de Shaul haShaliach foi primeiramente endereçada aos irmãos da cidade de Corinto, na Grécia. Corinto é até hoje uma cidade portuária muito importante, pois recebe embarcações de todas as nações através do Mar Mediterrâneo. Corinto foi uma autêntica metrópole, abrigando gente de todas as culturas antigas. A cidade oferecia aos viajantes, mais divertimento e opções culturais que outros portos. Naqueles dias, havia um culto a uma deusa chamada Afrodite, que era tida como a deusa da fertilidade. E nesses cultos havia a presença de prostitutas e prostitutos culturais, que tinham relações sexuais durante a cerimônia. A maioria delas tinha a cabeça raspada. O seu templo abrigava mais de 1000 prostitutas. A cidade tornou-se símbolo da promiscuidade e decadência moral. Este culto passou ser uma tradição da cidade e infelizmente existe até hoje na Grécia. Por volta do ano 50 Shaul morou nesta cidade por um período de 18 meses (ver Atos 18:11), onde ensinou a Bessorah, e mesmo debaixo de perseguição deixou ali uma Congregação implantada. Depois que partiu, Shaul escreveu uma carta, hoje perdida (I Coríntios 5.9). Talvez em resposta a essa carta, os crentes lhe redigiram algumas perguntas inquietantes.
A cultura judaica era diferente dos costumes de Coríntios. As mulheres gregas vestiam-se de modo diferente das judias. Os judeus jamais comeriam uma comida vendida em mercado comum, principalmente sacrificada a ídolos. Um judeu de modo algum permitiria que suas mulheres falassem nas sinagogas, mas na cultura helênica, contanto que cobrisse a cabeça, as mulheres receberiam permissão para orar, profetizar e exercer algumas atividades. Porém, devemos atentar ao FOCO principal do texto, Shaul está falando de CABELO e não de Talit ou qualquer outra Mitz'vá da Torah, quem comete este erro são aqueles que não entendem a real contextualização, também havia em Corinto certos adoradores de Afrodite que eram homossexuais e deixavam os cabelos crescerem igual as mulheres, e que faziam parte dos prostitutos cultuais, Shaul engloba toda esta situação quando ele diz: "Ou não ensina a própria natureza que é desonroso para um homem usar cabelos compridos?" (verso 14), este verso liquida toda a questão acerca do entendimento do texto em si, Shaul não está se referindo a nenhuma forma de cobertura como turbante ou Kipá(que nem existia na época) e nem poderia, pois ele mesmo praticava todos os costumes referente a adoração, inclusive de raspar a cabeça igual como nós judeus fazemos até hoje quando tomamos algum voto(ver Atos 18:18), *verifiquem no rodapé da Bíblia de Jerusalém, eles confirmam esta exposição.

10 – Conclusão:

Concluindo, o artigo nos mostrou que no meio do povo de Yisrael o uso de cobertura sobre a cabeça era tanto comum como aceitável diante do Eterno em vários pontos tais como:

* O uso do Turbante na adoração e serviço religioso dos sacerdotes ver Levítico 10:6 e 21:10.

* No Ato nupcial de um casamento israelita ver Isaías 61:10.

* No Ato de contrição ao Eterno por um momento difícil onde se requeria um momento de oração e súplica ao Eterno ver II Samuel 15:30-31

* Como uso costumeiro de cobrir a cabeça por tradição israelita mesmo fora da terra de Yisrael ver Daniel 3:21

* Como uso costumeiro entre os profetas e homens de D’us, mesmo em face da dor, eles não tiravam suas coberturas da cabeça ver Ezequiel 24:17-23

Todos estes textos são exemplo do uso costumeiro de coberturas na cabeça pelo povo de Yisrael, e os judeus nazarenos sendo israelitas naturais continuaram seguindo os mesmos costumes e tradições milenares ora por mandado divino, ora por tradição étnico-semítico.
Contudo, quando nós judeus reconhecemos Yeshua como nosso Mashiach, pela Fé, somos restaurados ao sacerdócio, nos envolvemos na sua santidade e vestimos as vestes da sua salvação, todo Yisrael pode novamente ser uma nação de sacerdotes! Colocamos o capacete da Salvação em nossas cabeças (Ef. 6:17) reparem como até na Aliança Renovada temos coberturas sobre a cabeça. Mais uma vez estamos vestidos com a glória dele, e com seu esplendor. O kipá e o talit são símbolos físicos e também memoriais desta justiça, podemos como SACERDÓCIO REAL praticar a justiça (lvrim/Hebreus 10:21-27). Podemos dizer ainda que neste mundo ESTAMOS “TREINANDO’’ PARA REINARMOS COMO COHANIM (SACERDOTES) NO REINO VINDOURO DO ETERNO!

Yeshua obteve a qualificação do sumo Sacerdócio que havia sido removido da Casa de Yisrael pelo pecado (Ez. 21:21-27) e TODO YISRAEL, não somente Levi, é chamado ao sacerdócio da ordem de Malki-Tsedek e dos B’nei Tsadok (filhos da justiça – Hebreus/lvrim 7:24-29; Ez. 44). É um sacerdócio superior (Ez. 44:10-14) ao sacerdócio terreno dado somente aos Levi’im. Neste sentido, podermos nos reunir aos da tribo de Levi e juntos cumprirmos o nosso propósito de sermos cohanim (sacerdotes) ao Eterno por toda a eternidade.




Rosh: Marlon Troccolli



14 comentários:

  1. Poderiam mim explica este texto porfavor

    Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça". [1Coríntios 11: 4]

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    1. Judeus só aceitam o antigo testamento.

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    2. Shalom Everte Icaro!!

      Caso vc não tenha percebido, este texto citado por vc. já foi devidamente explicado no artigo acima, sugiro q/ vc. volte e faça uma releitura do mesmo. Obrigado.

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    3. e a s mulheres também tem que usar véu para adoração?

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    4. Gente acho que vcs não leram o texto. Mais bem explicado impossível.

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  2. Nascí em uma família católica mas sou muito grato aos irmãos judeus que crêem que Yeshua é o Mashiach. Com eles aprendi o quanto foi distorcida a originalidade da Palavra de Deus por Roma e seus concílios. Deixo aqui minha solidariedade ao povo judeu como um todo por sua luta e resistência a todo tipo de perseguição, discriminação e injustiças das quais foram vítimas ao longo dos séculos. Shalom Alechem. Is 56:6-8.

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  3. sou muito grato a minha comunidade em Londres, sou ex;adventista, foi apresentado a mim, o Judaismo. Hoje sou liberto do paganismo e lutando para me liberta totalmente da Roma PAGAM.

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  4. Muito bom tudo que vi aqui.
    Parabéns e Baruch HáShém!!!
    Sou o ailton landim, adepto do judaísmo Messiânico, vou passar uns dias em Belém e peço que me enviem contatos de pessoas da congregação.
    E-mail: ailtonlandim@hotmail.com
    Gratidão.

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  5. Shalom!

    Gostaria de saber se a mulher deve ou não usar o Véu?

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  6. Gostaria que me explicasse I Coríntios 11:7 Quando Paulo afirma que o "Homem NÃO DEVE COBRIR a cabeça". O que fica bem claro é que a Mulher cobre a cabeça com o véu e o homem não.

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    1. Acredito que vc não leu o texto todo, essa parte da Escritura (I Corintios 11) também foi abordada. Leia tudo e irá entender.

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  7. Amigo povo do Eterno e aquele que aceita Yeshua...então não venha me dizer que o atual Israel é o Isral do Pai,pois 90%negam o Messias agora os dez %que o aceitaram estes sim são o verdadeiro Israel....junto com todos os que foram enxertados na Oliveira,e guando falo em Oliveira falo dáquela que aceitou o Messias

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